O ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou que o governo precisa de “muita fé” para que a crise no setor aéreo seja solucionada até o fim do ano. O comentário é do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), que se reuniu com Pires para tratar do assunto na tarde desta segunda-feira.
Sobre o discurso de fé do ministro da Defesa, Nardes disse ter mostrado preocupação com possíveis improvisos e pediu para que a crise aérea seja resolvida com planejamento.
Segundo o ministro do TCU, Pires considera o problema conseqüência de deficiências administrativas e de gestão. Nardes, no entanto, disse que o tribunal defende que os cortes orçamentários também contribuíram para a ocorrência da crise nos aeroportos. Um relatório de sua autoria sobre o assunto será votado pelo plenário do TCU amanhã, a partir das 15h.
Nardes disse ainda que Pires pretende recontratar controladores aposentados, aumentando de 175 para 182 o número de profissionais que atuam no Centro Integrado de Tráfego Aéreo e Controle de Tráfego Aéreo-1 (Cindacta-1).