quinta-feira, 07/11/2024
InícioEsportePiloto de kart aponta esporte como porta de entrada: “nunca senti empecilho...

Piloto de kart aponta esporte como porta de entrada: “nunca senti empecilho pelo autismo”

Vice-campeão mato-grossense de Kart, o piloto autista Dimy Kalinowski, se prepara para a 2° Etapa Estadual de Kart, que ocorrerá neste sábado (20.04) às 8 horas da manhã, no Kart Club do município de Várzea Grande.

Da Assessoria

No mês de conscientização sobre o autismo, onde a sociedade se volta no debate sobre o tema, Mato Grosso se prepara para a 2° Etapa Estadual de Kart, a ser realizada neste sábado (20.04) às 08 horas, no Kart Club de Várzea Grande. O evento tem o intuito da conscientização do autismo e ‘renovar o compromisso com a inclusão e o entendimento’.

Piloto autista e vice-campeão mato-grossense kart F4 categoria light de 2023, Dimy Kalinowski conta a sua expectativa para esta segunda etapa. “Essa corrida de kart tem uma importância maior que o normal para mim porque é o exemplo máximo da receptividade que tenho no automobilismo e para mim o significado do kart é além do começo e porta de entrada para coisas muito maiores no automobilismo, algo que eu sempre quis e finalmente tenho”, revelou o piloto.

Dimy Kalinowski, que começou a pilotar kart pelo desejo de ser um piloto de corrida profissional da Indy, conta que o sonho começou nas telas: “Eu via na TV e o kart é o começo e eles começam na infância”.

Segundo Dimy, os benefícios desta modalidade são muitos porque “o automobilismo por si só é essencial e graças a essa corrida teremos muitos pilotos profissionais bons no futuro além de mostrar um ambiente muito acolhedor para pessoas com autismo e outras deficiências”.

O vice-mato-grossense revela que nunca presenciou resistência para entrar na modalidade. “Nunca senti empecilho nenhum por causa do autismo e os troféus e vice-campeonato conquistados significam que definitivamente estou muito longe de ser ruim e que um autista pode competir com os outros em igualdade de condições e ser bom o bastante para ser um vencedor e destacar-se.”

“O autista pode competir com os outros em igualdade de condições e ser bom o bastante para ser um vencedor e destacar-se”. Dimy Kalinowski, piloto autista e vice-campeão mato-grossense kart F4 categoria light de 2023.

Mãe atípica, Branca Fernanda, conta que o seu filho, Dimy, é muito dedicado e enfrenta a sociedade ao se assumir publicamente como piloto autista. “O meu filho chega e diz: eu sou autista, eu sou um piloto e eu sou um piloto que é autista, então é maravilhoso ver por ele, né? E é mais incrível ainda. Surpreendente e inovador é a forma como todas as pessoas envolvidas no automobilismo recebem com naturalidade o meu filho e com tamanho incentivo e estímulo a ponto da iniciativa de fazer uma corrida”.

Para Branca, a iniciativa do Kart Clube de Várzea Grande e com a concordância e a participação da Federação de Automobilismo do Mato Grosso, esta corrida, a receptividade, e os envolvidos no automobilístico mostram a ela, que seu filho pode ter um futuro.

SERVIÇO

2° Etapa Estadual de Kart – Mês da conscientização sobre o autismo

Data: Sábado, 20/04/2024
Horário: 08:00 às 17:00 horas
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Local: Kartódromo Municipal de Várzea Grande
Av. Mil, 250 – Canelas, Várzea Grande – MT, 78000-000

Da assessoria do AltNotícias com informações da assessoria

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes