A Polícia Federal desencadou uma operação de combate ao aliciamento e tráfico internacional de mulheres para fins de prostituição na Espanha. A Operação denominada Madri foi realizada em Barra do Garças. Até o momento seis pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no esquema que ainda esta sob investigação em vaírias cidades de GO e MT.
As ordens de prisão e de busca e apreensão foram expedidas pelo juiz federal da 3ª Vara de Cuiabá, atendendo a uma solicitação feita pela Delegacia de Polícia Federal de Barra do Garças.
A investigação sobre o aliciamento e o tráfico internacional de mulheres vinha sendo realizada há 10 meses, depois de depoimentos de vítimas e parentes de vítimas da organização criminosa. Mulheres eram aliciadas em Barra do Garças e nos municípios vizinhos com a promessa de ótimos salários no exterior.
Os aliciadores, de acordo com a Polícia Federal, antecipavam os valores necessários à retirada de passaportes, à compra das passagens aéreas e às demais despesas de viagem como forma de incentivar o aliciamento.
A seleção das garotas contava com um esquema que envolvia o uso de um site de relacionamentos na internet. As mulheres postavam fotos em páginas desse site, que eram avaliadas por membros da organização criminosa visando à seleção das consideradas mais bonitas.
Na Espanha, as brasileiras aliciadas eram submetidas a uma situação de semi-escravidão, pois tinham os passaportes retidos por donos de boates e eram obrigadas a se prostituírem para custear a alimentação e estadia.
C/TVCA