A Polícia Federal em Cáceres (MT) concluiu nesta sexta-feira o principal inquérito da Operação Volver, que investigou uma suposta quadrilha de traficantes de drogas que atuaria nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Acre e Espírito Santo. Trinta pessoas foram indiciadas e responderão pelos crimes de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e colaboração/informante do tráfico.
Dentre os indiciados está uma advogada. Dos 30 suspeitos apontados no inquérito, sete estão foragidos. O restante, fora a advogada, continuam presos temporariamente em unidades de Cáceres, Cuiabá, Vila Velha (ES), Viana (ES) e Rio Branco (AC).
O delegado responsável solicitou a prisão preventiva dos envolvidos. Existem mais três inquéritos relacionados à operação em fase de conclusão.
A Operação Volver começou a cumprir os mandados de prisão no dia 10 de julho, quando deteve duas advogadas. Havia entre os investigados comerciantes, advogados, um servidor público, um militar das forças armadas e presidiários, que cumpriam pena nos presídios de Mato Grosso e Espírito Santo.
A ação nasceu a partir de investigações da Operação Teimoso, deflagrada em junho de 2008, que pretendia combater o tráfico na região do Vale do Araguaia, em virtude das festas tradicionais e da temporada de praia.
Na Operação Teimoso, foram instaurados seis inquéritos e 11 foram pessoas presas. A PF apreendeu 43 kg de cocaína, uma submetralhadora e R$ 56.870.
Redação Terra