A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (28) a denominada operação Trilha, a fim de combater uma suposta quadrilha em 12 estados acusada de clonagem de cheques, cartões de crédito e desvio de dinheiro de contas bancárias pela internet.
O objetivo é cumprir 120 mandados de prisão preventiva, 19 mandados de prisão temporária e 136 mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, os acusados usavam e-mails falsos para disseminar programas para captura de senhas bancárias. Além disso, eles também são acusados de instalar câmeras em caixas eletrônicos para filmar as pessoas digitando as senhas –“ao mesmo tempo em que outro dispositivo clonava os dados do cartão”, diz a PF.
Depois de furtar os dados, eles faziam transferências de dinheiro para a conta de “laranjas”, faziam compras pela web e pagavam boletos bancários. “Os presos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado mediante fraude, tentativa de furto e estelionato”, afirma a PF, em nota.
Os Estados em que acontece a operação são: Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Goiás.
F.Online