A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (13) cinco pessoas na segunda fase da Operação Barba Negra, que busca desarticular organizações criminosas especializadas na prática de crimes contra os direitos autorais pela internet.
De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e a apreensão e seis mandados de prisão nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. Um homem encontra-se foragido.
Com ajuda internacional da Interpol, os sites Mega Filmes HD 2.0, Armagedom Filmes e Filmes Online Grátis serão retirados do ar por operarem de maneira ilegal no Brasil ao disponibilizar contéudo gratuito, ou seja, sem pagar os direitos autorais e tributos devidos. Às 12h40 desta quinta-feira o Mega Filmes HD e o Filmes Online Grátis ainda estavam disponíveis.
Juntos, os três sites recebem anualmente uma média de 768 milhões de visitas e possuem mais de 11 mil títulos disponíveis para streaming, com acessos que vão do Brasil a diversos países do mundo. Isso contribui para que os sites consigam altas receitas geradas por propagandas nacionais e estrangeiras, prática que, segundo a PF, é o foco desta segunda fase da operação.
Os investigados responderão pela constituição de organização criminosa, com pena de três a oito anos e multa, assim como, com uma pena de dois a quatro anos e multa pela violação de direitos autorais.
msn