A Polícia Federal apreendeu neste carnaval quase duas toneladas de cocaína no Estado de Mato Grosso. Somente em Cuiabá foi formalizada a apreensão de quase 1.400 quilos da substância entorpecente.
Na manhã de domingo (06.03), uma apreensão da droga foi realizada na divisa dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 565 quilos de pasta base estavam sendo transportados em uma aeronave que caiu em área do pantanal. 02 homens foram presos, sendo um boliviano e um brasileiro, apontado como dono do avião.
Segundo declarações do boliviano preso, a aeronave caiu após chocar- se com as copas das árvores no sábado (05.03). O delegado que conduziu o flagrante afirmou que o avião teria caído na região da Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul, próximo ao Destacamento Militar de Porto Índio.
As equipes foram em um avião e um helicóptero para o local. A droga foi retirada dos destroços da aeronave pela tripulação do helicóptero e levada até o barcos do Exército Brasileiro, de onde seguiu para a base militar de Porto Índio. De lá, foi trazida para Cuiabá em uma aeronave da Polícia Militar de Mato Grosso. Foram necessárias duas viagens da aeronave da PM para o transporte de todos os 565 quilos de cocaína apreendidos.
Também no domingo, foram apreendidos 362 quilos cocaína entre Rondonópolis e Pedra Preta. Foram apreendidos ainda um caminhão e uma caminhonete hilux, sendo que dois homens foram presos. A ação foi um trabalho conjunto da Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis com a Delegacia de Polícia Federal em Araraquara, no interior paulista.
Por fim, ontem (08.03), quase uma tonelada de pasta base de cocaína foi apreendida com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal. A droga era levada no fundo falso de um caminhão. Os invólucros da droga continham uma “marca” que identifica o cartel responsável pela sua produção.
Todas as apreensões geraram inquéritos com a identificar as origens e os destinos dos 1.756 apreendidos.
Com as apreensões do final de semana prolongado, a Superintendência da PF em Mato Grosso soma mais de 2.300 quilos de cocaína apreendido em 2011. É a maior quantidade da droga apreendida no país. Toda a cocaína apreendida tem uma destinação: a incineração, após a autorização judicial.
por Elda Fonseca/PF