Policiais federais da Delegacia de Marília (SP) apreenderam na manhã desta terça-feira, na cidade de Assis (SP), um caminhão com 4,3 toneladas de maconha. De acordo com o delegado Sandro Roberto Viana dos Santos, trata-se da maior apreensão da droga feita pela PF neste ano. O agricultor Cleiton Thomaz, de 26 anos, que dirigia o veículo, foi preso em flagrante.
A droga, proveniente de Foz do Iguaçu, fronteira do Paraná com o Paraguai, estava sendo transportada embaixo de uma carga de feijão e tinha como destino a cidade de São Paulo. Inicialmente, acreditava-se que a carga era de três toneladas – informação que chegou a ser divulgada para a imprensa -, mas, após a pesagem, constatou-se que havia mais de quatro toneladas.
De acordo com o delegado, a apreensão foi precedida por uma investigação de dois meses. Na delegacia da PF, Thomaz declarou que estava tendo prejuízos no ramo da agricultura e decidiu adquirir um caminhão para trabalhos diversos. Depois da compra, ele aceitou uma proposta de traficantes da região de Iguatemi (MS), para transportar o entorpecente e receberia R$ 10 mil pelo trabalho.
O preso foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e pode ser condenado a pena de cinco a 15 anos anos de prisão e foi encaminhado para a cadeia pública em Assis (SP). O feijão apreendido na operação, que totaliza aproximadamente dez toneladas, será doado para instituições filantrópicas da região.