Um plano de carreiras que vale tanto quanto o mineral que ela extrai ainda faz da Petrobras a empresa mais cobiçada por jovens estudantes do País. E o melhor: a oferta de vagas na companhia tem sido contínua. Só este ano, a petroleira vai admitir cerca de 2 mil empregados nos níveis Médio e Superior. Projeções até 2008, com base em seu plano de negócios, apontam contratação de 4.300 concursados.
Quase todos os jovens que freqüentam cursos técnicos nas áreas de petróleo, gás e afins sonham em ter essa oportunidade. Gerente de Gestão do Efetivo do Recursos Humanos da Petrobras, Lairton Corrêa de Souza mostra a razão. “A formação é oferecida dentro da empresa. E as carreiras são projetadas para que os empregados tenham condições de ascender”. Ele emenda: “Nossa proposta é de permanência, para que o profissional fique 35 anos na companhia”.
DICAS QUE VALEM OURO
Mais? Em Nível Superior, os cargos têm três níveis — júnior, sempre o início da escalada, pleno e sênior. Há avaliações anuais, medidas pelo desempenho do empregado, que, se alcançar as metas para seu setor, recebe aumento. Entre os benefícios esperados de grandes empresas, alguns aperitivos: a Petrobras custeia estudos de dependentes dos funcionários, qualifica os empregados até no exterior, se necessário, e arca com 50% da contribuição ao fundo de previdência complementar, o Petros, entre outras vantagens.
Lairton explica que o perfil básico de um funcionário iniciante é alguém que conheça as ferramentas básicas de informática, fale um segundo idioma em nível intermediário e preencha as chamadas competências — criatividade, iniciativa, visão global, empreendedorismo e facilidade de comunicação. O executivo de RH ainda dá outra dica: “O mandarim é o idioma do futuro”.
Servidor do estado há 18 anos, Paulo Emilio Soares Aguiar, 38 de idade, chegou a freqüentar os cursos de Direito e Educação Física, mas mudou de rumo. Prestou concurso para a Petrobras ano passado e foi aprovado. Recém-formado pelo curso Técnico de Segurança do Trabalho do Senai, ele acha que fez a opção certa. “Optei pela Petrobras por sua excelência no mercado e pelas vantagens financeiras. Ela dá suporte educacional, só tenho a crescer lá. E Petrobras não é só petróleo. É meio ambiente, construção, transporte. Vi muita gente se arrepender de não ter feito o concurso”, conta Paulo.
Cargos por níveis e áreas:
Nível Superior
Linha administrativa:
Administrador; advogado; analista de títulos, câmbio e seguros; analista de transp. marítimos; assistente social; auditor; bibliotecário; contador; dentista; economista; enfermeiro; estatístico; médico; nutricionista; cargo de meio ambiente; cargo de comunicação social; psicólogo.
Linha Engenharia:
Analista de comércio e suprimento; analista de pesquisa operacional; analista de sistemas; arquiteto; engenheiro (agrônomo, civil, de equipamentos, de geodésia, de meio ambiente, de métodos, de minas, naval, de petróleo, de processamento, de produção, de segurança, de terminais e dutos, de telecomunicações); geofísico; geólogo; químico de petróleo.
Nível Médio
Exploração (op. de exploração de petróleo; técnico de exploração de petróleo); Operação (operador; técnico de operação); Manutenção industrial (caldeireiro; mecânico; eletricista; soldador; oficial de manutenção civil; técnico de instrumentação; assistente téc. de manutenção; téc. de manutenção); Segurança Industrial (técnico de segurança); Inspeção de equipamentos e instalações (técnico de inspeção de equipamentos e instalações); Química de Petróleo (técnico químico de petróleo); Movimentação e Transporte (op. de movimentação e transporte; controlador de movimentação e transporte; assistente técnico de movimentação e transporte; técnico de movimentação e transporte); Serviços Auxiliares de Apoio Operacional (auxiliar de apoio operacional; auxiliar de plataforma; capataz); Telecomunicações (auxiliar técnico de telecom.; assistente técnico de telecom.; técnico de telecom.); Topografia (topógrafo); Projeto, construção e montagem (técnico de projeto, const. e montagem); Suprimento (supridor; assistente técnico e suprimento; técnico de suprimento); Apoio Administrativo (auxiliar de serviços de apoio; auxiliar técnico de administração; assistente técnico de administração); Contabilidade (técnico de contabilidade); Processamento de Dados (operador de computador; programador de computador); Técnica de Enfermagem (técnico de enfermagem); Segurança Interna (auxiliar de segurança interna; inspetor de segurança interna); Inspeção de Produtos (inspetor de produtos; técnico de inspeção de produtos).