O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou que a estatal pretende concluir ainda no primeiro trimestre de 2010 o seu novo plano estratégico, que compreende o período entre 2010 e 2014. “Nesse momento estamos avaliando mais de 3,5 mil projetos que entrarão neste novo plano estratégico”, disse o executivo.
De acordo com Gabrielli, o novo plano está sendo baseado apenas nos campos de petróleo que já foram concedidos à estatal. “Novas áreas que serão incorporadas pela companhia só entrarão no plano quando isso vier a ocorrer”, afirmou. Atualmente, a União e a Petrobras discutem um processo de cessão onerosa, que deve culminar com um repasse de reservas de 5 bilhões de barris de óleo equivalente da União para a estatal.
Questionado sobre os impactos da discussão na Bolívia para a formulação de uma nova lei de hidrocarbonetos, Gabrielli comentou que a companhia está acompanhando o debate, assim como faz em qualquer país em que atua. Ele ressaltou, porém, que isso ainda não é suficiente para mudar as hipóteses de investimentos da companhia em território boliviano. “Quando ocorrer alguma mudança, tomaremos as decisões necessárias”, afirmou.
O executivo participou hoje na Universidade de São Paulo (USP) da inauguração do novo laboratório do Tanque de Provas Numérico (TPN), que tem por objetivo a realização de testes de sistemas de produção de petróleo e gás em alto-mar.
A.Brasil/F.Online