Pesquisas de intenções de voto em New Hampshire indicam vantagem a favor do senador democrata Barack Obama, do Estado de Illinois, sobre a senadora democrata e ex-primeira dama Hillary Clinton, na véspera das primárias desta terça-feira.
O resultado –uma mudança negativa para Hillary, que até sábado (5) liderava as pesquisas para as eleições no Estado– aumenta as chances de Obama, que venceu nos caucus [convenções partidárias] de Iowa, na primeira rodada na quinta-feira (3).
O pré-candidato democrata à Presidência dos EUA, Barack Obama, aparece na frente
Obama obteve 37% dos votos na convenção partidária de Iowa, seguido por John Edwards e Hillary Clinton, com 30% cada um.
Com a vitória, ele tornou-se o primeiro negro a ter chances reais de chegar à Casa Branca.
Em pesquisa divulgada neste domingo pelo jornal “USA Today” e pela agência Gallup, Obama aparece com 41% dos votos –13 pontos à frente de Hillary, que ficou com 28%. O terceiro lugar ficou com o senador John Edwards, com 19% –um ponto a mais que na última pesquisa.
Outra enquete encomendada pela rede de TV americana CNN à Universidade de New Hampshire atribui a Obama 39% das intenções de voto, contra 29% para Hillary.
Do lado republicano, a pesquisa do “USA Today” confirma a liderança do senador e ex-veterano de guerra John McCain, que venceu as primárias de New Hampshire em 2000.
Segundo o estudo, McCain conta com o apoio de 34% dos eleitores, contra 30% do ex-governador de Massachusetts Mitt Romney. O ex-governador de Arkansas Mike Huckabee –que venceu em Iowa– deve receber, de acordo com a pesquisa, apenas 13% dos votos.
Na primeira rodada, em Iowa, Huckabee somou 34% dos votos, seguido por Mitt Romney, com 25%, e Fred Thompson, com 14%.
O ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani –que lidera as enquetes em nível nacional– teria perdido apoio desde a última enquete, e aparece agora com 8% das intenções de voto.
A pesquisa da CNN concede ao senador McCain 32% dos votos, contra 26% de Mitt Romney.
Primeiro passo
A convenção partidária de Iowa deu início a um processo que ocorrerá em cada Estado para escolher os candidatos democrata e republicano para a disputa pela Presidência dos EUA.
Elise Amendola/AP
A senadora democrata e ex-primeira-dama Hillary Clinton aparece atrás de Obama
Os ganhadores de Iowa acabam ganhando impulso para as disputas posteriores. Já os perdedores entram enfraquecidos na próxima rodada, em New Hampshire.
Em 2000, por exemplo, os vencedores democrata e republicano no Iowa, Al Gore e George W. Bush, respectivamente, conseguiram a indicação de seus partidos à Presidência.
A campanha presidencial de 2008 é a mais aberta dos últimos 50 anos, com nenhum atual presidente ou vice-presidente concorrendo pela indicação de seu partido. A disputa pela primeira rodada das prévias em Iowa foi uma das mais acirradas da história do Estado.
A participação entre os democratas foi de 220 mil –quebrando o recorde de 124 mil registrado em 2004– o que mostra o entusiasmo com as eleições marcadas para novembro.
As convenções que definirão os candidatos de cada partido, com a participação dos delegados escolhidos nas prévias de cada Estado, devem ocorrer em agosto e setembro.
Com Efe e Associated Press
FOnL