A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) começou os preparativos para a 18ª edição do Ranking ABAD. Realizada em parceria com o Instituto de Pesquisas ACNielsen e a Fundação Instituto de Administração (FIA), a pesquisa faz um levantamento sobre o setor com a intenção de apontar caminhos e tendências do segmento atacadista brasileiro. No Distrito Federal, a atividade é coordenada pelo Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF).
A pesquisa conta com a participação de atacadistas de todo o país. Segundo o presidente do Sindiatacadista/DF, por meio do levantamento, é possível saber os rumos das empresas por estado, por categoria ou por atividade. “Além disso, a pesquisa traz o faturamento total do setor, bem como os produtos mais comercializados, as regiões de maior demanda e os comparativos com os anos anteriores. Mostra, também, a representatividade do segmento no cenário político-econômico brasileiro”, diz.
Em 2010, 12 empresas atacadistas localizadas no Distrito Federal ficaram entre as 391 maiores organizações brasileiras do setor. Na categoria Distribuição e Entrega, do Ranking Nacional ABAD 2010, a empresa brasiliense mais bem colocada, Condor Atacadista, conquistou a 39ª posição.
Já na categoria “Balcão”, a Comercial Alvorada alcançou o 29º lugar. Em seguida estão a Toca Comercial, Machmelo e Da Horta. As empresas alcançaram as 54ª, 57ª e 127ª posições, respectivamente. Outra categoria apresentada na pesquisa, “Autosserviço”, elegeu uma única empresa brasiliense em destaque, a Base Atacadista, que ocupou a 12ª posição.
Duas outras categorias, Operador de Vendas e Operador Logístico, elegeram uma única empresa brasiliense. Na primeira, a Del Maipo Wines and Gourmet, que ficou na 36ª posição. Na segunda categoria, a mesma organização ocupou a 31ª vaga.
Neste ano, os empresários terão até o dia 28 de janeiro para preencher o formulário da pesquisa. O material pode ser encontrado no site da ABAD (www.abad.com.br) ou no site do Sindiatacadista/DF (www.sindiatacadista.com.br). De acordo com Fábio de Carvalho, é muito importante a participação dos atacadistas. “Os números apresentados no levantamento proporcionam o aperfeiçoamento da gestão do negócio, assim como a melhor tomada de decisões gerenciais. Além disso, a pesquisa mostra a representatividade do setor tanto para o DF quanto para o país”, explica.
Sobre o Sindiatacadista-DF – O Sindiatacadista/DF, criado em dezembro de 2001, representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no DF.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINDIATACADISTA/DF