CDL Cuiabá acredita em impulsionamento do comércio
Um levantamento feito em todas as capitais brasileiras pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que mais da metade (54%) dos consumidores pretende comprar alguma peça de roupa, sapatos ou acessórios para festejar a chegada de 2020 —número que chega a 59% entre as mulheres.
Para o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, a virada do ano é um momento bastante aguardado pelas pessoas no mundo inteiro. “O Reveillon cria aquela expectativa de esperança, de dias melhores, de tudo novo, por isso as pessoas acabam investindo em roupas novas para celebrar a data”.
Já os gastos com as compras e celebrações do Réveillon, como viagens, ceia, clubes, saídas a bares ou restaurantes, deverão ser, em média, de R$ 321,57, embora 39% ainda não tenham se decidido sobre quanto vão desembolsar.
A cor da roupa também traz um simbolismo que remete aos desejos e objetivos para o próximo ano. O tom preferido para a noite de ano novo continua sendo o branco, citado por 37% dos que pretendem comemorar a virada. O azul, que representa tranquilidade e confiança no futuro, será opção de 8% dos entrevistados e o amarelo, que para muitos simboliza dinheiro, é a escolha de outros 6%. Completam o ranking as cores vermelha, preta, rosa e dourada, cada uma com 3% das menções.
Granja avalia que essa “superstição” das pessoas ajuda a movimentar o comércio. “Nossa expectativa para as vendas deste final de ano foi de incremento de pelo menos 7%, fazendo deste período o melhor que dos últimos 6 anos. Já tivemos um retorno do comércio de que o Natal foi muito positivo, então ainda temos o ano novo pela frente”, disse ele.
Também mostra a pesquisa que mostra que 87% dos consumidores já decidiram onde pretendem comemorar a chegada de 2020. A maior parte deve passar o Réveillon na própria casa (28%), mas 13% planejam viajar, 10% celebrar a ocasião na casa de familiares e outros 10% na igreja.
Outro costume muito comum no Brasil é a realização de “simpatias”. Dados do levantamento revelam que um terço (32%) dos entrevistados fará algum ritual de ano novo em 2020, sobretudo para ganhar dinheiro (16%), encontrar ou manter um amor (6%), pagar as dívidas (6%), conseguir um emprego (5%) e comprar uma casa (5%).”A orientação é a mesma de sempre. Para que as pessoas façam suas compras mas se planejem antes para não começar o ano com dívidas”, finalizou Granja.