Uma pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), através do seu núcleo de inteligência de mercado, buscou entender o comportamento da população após o retorno das atividades econômicas. O estudo foi feito por meio de uma análise estruturada por Blocos de Temas na segunda quinzena de agosto. Mesmo os pedidos em sistemas de delivery (telefone ou aplicativo do celular) no comércio local terem aumentado significativamente neste período, 54,3% dos entrevistados disseram não sentir necessidade ou terem realizado compras nesse sistema. O setor alimentício, segundo a pesquisa, foi o mais procurado pelos respondentes que representaram 45,1% dos que compraram pizza ou lanche em sua última compra. O valor máximo gasto por 35,8% dos entrevistados foi de até R$30,00. Já compras/pedidos pela internet (sites comércio eletrônico), a pesquisa levantou que 71,7% dos entrevistados não sentiram necessidade ou realizaram compras por esses meios. Dos que compraram, 12,7% optaram por roupas em sua última aquisição. As mídias sociais (WhatsApp/ Instagram/ Facebook) também foram incluídas na pesquisa, que revelou que 79,7% da população afirma não sentir necessidade ou ter realizado compra nos últimos tempos. De modo geral, o que mais se comprou foi produtos do setor de vestuário, com um resultado de 23,4% de entrevistados. O valor gasto, segundo responderam 37,7% dos entrevistados foi entre R$51,00 e R$150,00 na sua última compra. A pesquisa também apurou a modalidade de pagamento dos consumidores. O resultado foi de 61,2% dos entrevistados que disseram realizar suas compras à vista. Outra questão importante presente no estudo foi sobre a busca e comparação de preços. Foram 81,7% dos entrevistados que concordaram que aumentaram sua procura por melhores preços enquanto que 78,0% dos concordam que aumentaram sua necessidade de economizar tempo em suas compras. A geração Y (De 26 a 40 anos) é a que mais tem feito busca para comparar os preços nos canais de vendas enquanto que a geração X (De 41 a 55 anos) tem mais necessidade de economizar tempo nas compras. “Os resultados nos mostram bons desafios estratégicos para os empresários. É de suma importância conhecer o perfil dos consumidores e pesquisas como essa ajudam a ter uma direção mais assertiva para a conquista e manutenção de clientes. O consumidor tem praticado novas experiências de compras, principalmente pelas redes sociais (whatsapp). O mercado que se destacou foi o alimentício, mas outros segmentos tem praticado também esses canais de venda, mas é claro, um dado importante apontado na pesquisa é que a maior parte do consumidor ainda prefere realizar compras presencialmente. “, avaliou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja. PERFIL DOS RESPONDENTES A pesquisa ouviu 300 pessoas nas principais regiões de comércio de Cuiabá, sendo 51% dos entrevistados do sexo feminino, e a idade média geral de 39 anos. A maioria deles possuía ensino médio (63%) e era casado. Dos respondentes 45% eram funcionários de empresas privadas e 28% prestadores de serviços/autônomos, e ainda 7% eram funcionários públicos. A renda familiar mensal de 42% dos entrevistados ficou na faixa entre R$ 1501 e R$ 3000 reais.
Pesquisa mostra comportamento do consumidor de Cuiabá após retorno das atividades econômicas
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