De acordo com uma pesquisa realizada pelo núcleo de inteligência de mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a data comemorativa do Dia dos Pais promete movimentar o comércio na capital mato-grossense. A pesquisa contou com 250 pessoas participando nos principais eixos econômicos de Cuiabá, abrangendo as regiões Central, Norte, Sul, Leste e Oeste, durante o período de 27 de junho a 14 de julho.
Os resultados revelaram que a grande maioria dos entrevistados está animada para presentear, pois 96% pretendem realizar compras para a data. Esse percentual representa um aumento no fluxo de pessoas indo às compras de 2,6% quando comparado com o ano anterior.
GASTOS
Quanto aos gastos, 46,1% relataram que irão gastar mais neste ano, 26,4% gastarão igual a 2022, 26,4% menos e 1,1% ainda não sabem. O ticket médio apresentado ficou em 10,07% maior que em 2022, totalizando em 2023 o valor médio de R$ 294,27 em compras.
PRESENTES
Em relação ao presente que irão comprar, os que estão na preferência são: Vestuário e Acessórios Masculino (38,3%); perfumes (25,8%); calçados (12,5%); joias/relógios (7,0%); artigos esportivos (5,2%); telefonia/smartphone (2,8%); alimentos e bebidas (2,4%); eletrônicos (2,1%), livros/livraria (1,1%) e outros (2,8%). Já quando questionados sobre a quantidade de presentes que planejam comprar, 81,2% dos entrevistados responderam 1 presente, 18% relataram 2 presentes, 2,8% a soma de 3 presentes e 0,4% pretendem comprar 4 presentes.
FORMAS DE PAGAMENTO
Quando se trata das formas de pagamento, a maioria dos entrevistados (59,2%) pretende pagar à vista enquanto 43,2% optam pelo parcelamento. Os principais meios de pagamento para à vista serão o cartão de débito com 46,2%, seguido de dinheiro (42,6%) e PIX/transferência (11,2%). Já os mais utilizados nas compras parceladas serão o cartão de crédito com 82,4%, seguido do crediário (12%) e boleto (5,6%).
LOCAL DE COMPRAS
Entre as pessoas que pretendem presentear no Dia dos Pais, 85,3% preferem comprar em lojas físicas, 5,5% pela internet, 4,8% de revendedores e 4,4% através de aplicativos. Em destaque dos locais físicos estão as lojas no centro da cidade com 37,7%, seguido dos shoppings centers (21%) e lojas próximas nos bairros onde mora (15,5%).
MOTIVOS DA COMPRA
O desejo do pai é o grande destaque para as compras com o percentual de 69,8%, seguido pela qualidade do produto, serviço e marca (10,4%); atendimento cordial e educado dos vendedores (6,1%); rapidez e processo de atendimento (5,0%); condições facilitadas de pagamento (4,2); inovação e tecnologia do produto ou serviço (1,5%); e outros (3,0%).
Já quando foi questionado o motivo da escolha do local em que comprará, o preço foi o destaque com 36,9%, seguido por promoções (23,3%); atendimento (22,1%); facilidade na hora da compra (9%); facilidade de pagamento (5,3%); prazo de entrega (1,2%); e outros (2,2%).
COMPRAS DE ÚLTIMA HORA
A pesquisa apresenta um quadro cultural sem alteração que é a compra na véspera da data comemorativa, dos entrevistados, 72,1% iniciarão as pesquisas de compras somente na véspera ou no dia e outros 13% somente 07 dias antes.
ANÁLISE DA CDL
Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo, Fábio Granja, “tudo indica que teremos mais uma data comemorativa com bons resultados para o comércio, pois o crescimento estimado de 5,8% já é descontado os índices da inflação, ou seja, trata-se de crescimento real. Diante dos dias normais de vendas ocorridos neste ano e comparando com as demais datas comemorativas, é um volume de vendas relevante, podendo classificar a data entre a cinco melhores do ano”, pontuou ele, acrescentando que “datas como está ajudam a movimentar a economia local, principalmente de Cuiabá e demais municípios de Mato Grosso, já que a preferência de compras tem prevalecido pelas lojas físicas, fazendo assim os recursos gerarem dentre os municípios”.