segunda-feira, 31/03/2025
InícioSaúdePesquisa brasileira: calculadora online pode dizer se você está deprimido

Pesquisa brasileira: calculadora online pode dizer se você está deprimido

A ferramenta é gratuita e se baseia em estudos e questionários para rastrear sintomas, mas não serve para diagnóstico

Muitas vezes identificar a depressão não é algo tão fácil. Isso se deve a ideia de muitas pessoas de que esta não é uma doença, e que, por isso, não precisa de tratamento. Mas, na verdade, lidar com este problema pode evitar tragédias.

Por conta disso, pesquisadores brasileiros desenvolveram uma calculadora online capaz medir os níveis de depressão. A ferramenta, que é gratuita, se baseia em estudos e questionários validados para rastrear sintomas, mas não serve para diagnóstico.

Ferramenta analisa respostas dos pacientes

  • O cálculo é feito a partir das respostas a nove questões.
  • As perguntas fazem parte do questionário PHQ-9, que avalia a presença dos sintomas depressivos descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais.
  • Quem responde deve considerar os sentimentos das duas últimas semanas.
  • O teste investiga humor deprimido, grau de interesse ou prazer em fazer as coisas, problemas com o sono e de concentração, cansaço e mudança no apetite, por exemplo.
  • A tecnologia foi desenvolvida por profissionais ligados ao Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental, à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • No futuro, os pesquisadores querem aprimorar o recurso para prever riscos de suicídio ou necessidade de intervenção médica.
  • O que significa cada pontuação da calculadora

    O resultado é comparado ao da população brasileira e uma pontuação padronizada indica o nível dos sintomas. Eles variam entre 0 e 100, sendo até 50 um indicador de que não há nenhum sintoma depressivo.

    Pontuações de 50 a 60 indicam poucos sintomas, enquanto entre 60 e 70 representam sintomas moderados. Já acima de 70, os sintomas são graves e merecem atenção clínica para depressão. Nestes casos é recomendado procurar atendimento médico especializado.

  • Os próprios pesquisadores destacam que o resultado da calculadora não é diagnóstico de depressão. A pontuação deve ser interpretada dentro de um contexto, junto com outras informações, por profissional de saúde mental.
  • OLHAR DIGITAL
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas