Uma operação realizada pela Diretoria Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Promotoria prendeu o presidente da colônia de pescadores profissionais de São Felix do Araguaia (1.200 quilômetros na região Nordeste do Estado), Carlinhos Raingle. Ele foi detido por estar transportando pescado irregular, totalizando 190 kg e duas aves da fauna silvestre, abatidas e limpas.
A prisão aconteceu por volta das 20h30, da última quinta-feira (24.09), no local denominado Taboca, próximo a São Felix do Araguaia. Junto com o presidente da colônia estavam mais quatro pessoas. No momento que foram detidos, não portavam as suas carteiras de pescadores. Alguns desses pescadores eram reincidentes.
Entre os 190 kg de pescado apreendidos os fiscais da Sema encontraram peixes com sinais de captura por rede e em tamanhos inferiores ao permitido por lei. Também foram apreendidos apetrechos proibidos como arpão, garateia, anzóis para captura de tartaruga e agulha para consertar rede, além de um motor marca Mariner 15 HP e duas caixas de isopor.
Os pescadores foram encaminhados à delegacia local e autuados em flagrante. Cada pescador recebeu multa no valor de R$ 2.966,00. Os matérias apreendidos foram encaminhados para a Regional da Sema de Vila Rica, e por orientação da Promotoria de São Felix do Araguaia o pescado apreendido foi doado a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Polícia Militar do Município.
De acordo com o diretor regional, Sérgio Pedro Balestrin, nos últimos 30 dias já foram apreendidos, em ações da unidade, cerca de 1.379 quilos de pescado irregular, um número alto para essa época do ano, segundo ele.
“Na região recebemos muitas denúncias encaminhadas pela população”, explicou Balestrin ao comentar que nessa época, na região, existem muitos lagos (formados com as chuvas), o que dificulta a fiscalização. Os rios mais procurados por pescadores são Rio das Mortes, Araguaia e, de Santo Antônio do Leverger até a divisa com o estado do Pará, além do Rio Xingu. A Unidade Regional é responsável por 13 municípios.