Produtores rurais do Vale do Rio Cuiabá, região composta por 14 municípios da baixada cuiabana, se organizam para a realizar a primeira feira da agricultura familiar “Roças e Quintais”, cujo objetivo é garantir a comercialização direta ao consumidor final, o que garante a valorização dos alimentos que são produzidos pelos pequenos produtores. O evento ganhou apoio irrestrito do presidente da Comissão de Agropecuária e também autor de uma indicação apresentada ao Governo do Estado em 2004, que cria o espaço em Várzea Grande, deputado Mauro Savi (PR).
Na época a iniciativa foi acatada pelo Poder Executivo Estadual que, transformou a indicação em projeto de lei, sendo a matéria aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada. Savi explica, que só agora, por iniciativa dos produtores rurais, é que a Central de Abastecimento conhecida também por Ceasa, começa a sair do papel. De acordo com Savi, a ideia de realizar a feira por iniciativa própria dos produtores se deve ao fato, de o Estado ter apenas criado o local sem qualquer incentivo à comercialização dos alimentos.
“Estamos nessa luta há uma década e o que queremos de fato é que o Governo invista em estrutura para os nossos produtores comercializarem seus alimentos. Infelizmente falta incentivo por parte do Estado. Enquanto presidente da Comissão de Agropecuária e também autor dessa iniciativa, vamos nos dedicar o máximo para conseguir com que o espaço seja no mínimo digno e adequado aos produtores”, defendeu Mauro Savi.
Cidirlene Cunha, que também faz parte da comissão de Agropecuária explica ainda, que garantir a comercialização dos alimentos, como defende o deputado Mauro Savi, é uma forma de evitar os chamados “atravessadores”, que por um preço irrisório acabam desvalorizando o trabalho do pequeno produtor, além de deixá-los no prejuízo, já que o custo da produção tem, hoje, um valor significativo no mercado.
“Não estamos apenas falando da plantação, o produtor tem gastos com irrigação e outros procedimentos necessários para garantir um alimento saudável e de qualidade. Com isso, evitaremos também o superfaturamento dos produtos, já que muitos comerciantes compram os produtos por um preço bem abaixo do mercado e revendem 10 vezes mais caro.
A FEIRA – O evento realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro oferecerá uma infinidade de legumes, frutas, verduras, artesanatos, além e outros produtos. No sábado os produtores atenderão das 7 horas da manhã até às 20 horas. Já no domingo, o horário será reduzido, sendo das 7 da manhã até o meio dia. Está prevista a participação de pelo menos 60 produtores, 10 Cooperativas e cerca de 20 Associações de Pequenos Produtores Rurais. A Ceasa está localizada na Avenida Mário Andreazza, próximo ao Residencial José Carlos Guimarães, após a fábrica da Coca-Cola, na Cidade Industrial.