A discussão em torno das eleições de 2014 começa a movimentar também os pequenos partidos que defendem a ética na política. Por conta disso, PRP, PRTB, PSC, PTdoB, PV e PCdoB, se reúniram nesta quinta-feira (15) na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a partir das 14:30hs, para discutir uma possível aliança.
A meta desses pequenos partidos, de acordo com o presidente estadual do PRTB, Samuel Lemes Silva, é trabalhar para eleger pelo menos Três deputados estaduais e um deputado federal.
“Nós sabemos da nossa capacidade e representatividade política de cada agremiação. Sozinhos não conseguiremos chegar a lugar nenhum, porém, aliados, poderemos fazer frente aos partidos emergentes e também buscar o nosso espaço, elegendo nossos representantes”, afirma Samuel.
A partir desse primeiro evento, serão realizados encontros, palestras e reuniões com segmentos organizados da sociedade onde a tônica será sempre fazer uma política calcada na ética e na transparência.
“Vamos oferecer ao eleitor uma nova oportunidade para que as pessoas de bem voltem a se inserir na política. Precisamos fugir dessa matriz atual que está desacreditada, sem o respeito da população e que não respeita sequer a Constituição. Mudar é possível, mais que isso é necessário”, diz o dirigente do PRTB.
O Movimento Pela Ética (MPE) é, de acordo com Samuel, apartidário e defende bandeiras como a reforma política, inclusive com a unificação das eleições, hoje realizadas a cada dois anos, redução de oito para cinco anos no mandato de senador e o fim da reeleição para o Poder Executivo em todas as esferas.
O MPE defende ainda a aplicação dos percentuais constitucionais nos setores de Educação e Segurança Pública, dobrando os repasses para este último setor nos valores que a União repassa aos Estados e também quer o fim do ‘caciquismo político’, onde os quase ‘eternos’ dirigentes não deixam surgir novas lideranças.