Pequenos aviões roubados no Brasil são levados para a Bolívia para serem trocados por droga ou comprados a preços baixos, informa nesta quarta-feira a imprensa boliviana.
Joadel Bravo, coordenador da promotoria antinarcótico de Santa Cruz, leste da Bolívia, revelou ao jornal La Razón que vários aviões roubados no Brasil “são trazidos para a Bolívia para serem trocados por droga ou vendidos por US$ 10 mil ou US$ 15 mil”, e que muitos deles são utilizados pelo narcotráfico.
O funcionário assinalou que estas aeronaves são “camufladas” ante a Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) com documentos de outros aviões sinistrados para operar com um registro aparentemente legal.
“Ter um avião é mais fácil do que ter uma motocicleta”, afirmou, acrescentando que qualquer traficante de pasta de cocaína tem um pequeno avião adquirido nessas condições.
As declarações do funcionário boliviano acontecem depois de uma operação realizada no sábado passado no sudeste do país, em que foram apreendidos 311 kg de cocaína e um avião em que supostamente a droga ia ser transportada para o Brasil ou o Paraguai.
FO