O Pentágono anunciou nesta terça-feira que dez unidades de combate do Exército, que reúnem cerca de 35 mil soldados, serão as próximas a partir para o Iraque, em substituição às que estão atualmente no país árabe.
O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Bryan Whitman, anunciou hoje que as brigadas ficarão no Iraque de agosto até o final deste ano.
Entre as tropas que serão enviadas está o 3º Regimento da Cavalaria Blindada, de Fort Hood, no Texas, e o 2º Regimento de Cavalaria, estabelecido em Vilseck, na Alemanha.
Whitman ressaltou que o remanejamento não está incluído no aumento de tropas previsto pelos EUA para melhorar a segurança no Iraque e nos países vizinhos.
“Simplesmente, estamos identificando as próximas dez unidades que receberão ordens de posicionamento, e oferecendo a possibilidade de que o saibam com antecedência”, acrescentou.
Ele afirmou que qualquer decisão relativa ao aumento de tropas sempre será baseada “totalmente nas condições locais”.
Bryan Whitman explicou que o chefe das tropas americanas no Iraque, o general David Petraeus, analisará essas condições até o final deste ano. Ele deverá fazer uma série de recomendações a esse respeito ao presidente George W. Bush e ao secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, entre outras autoridades.
Efe, em Washington