Um avião da companhia Air Moorea caiu no mar próximo ao Taiti pouco depois de sua decolagem em uma ilha próxima, e 16 corpos já haviam sido encontrados pelas equipes de resgate, informaram fontes oficiais da Polinésia Francesa nesta sexta-feira.
Até o momento, 16 corpos foram recuperados da aeronave Twin Otter e as equipes de resgate continuavam procurando as outras cinco pessoas, segundo ressaltaram autoridades de Papeete, capital da Polinésia Francesa.
Os socorristas consideram remotas as chances de encontrar algum passageiro e o piloto com vida.
Dois funcionários da União Européia e várias autoridades locais estavam a bordo da aeronave quando ocorreu o acidente por volta do meio-dia de quinta-feira, hora local (19h00 de Brasília).
As testemunhas afirmaram ter visto o avião afundando no mar pouco depois de sua decolagem do aeroporto Tamae de Moorea em direção à ilha do Taiti (a cerca de 17 quilômetros), no Pacífico sul.
“O avião parecia ter dificuldades para ganhar altitude”, disse um funcionário do aeroporto que testemunhou a tragédia.
“Então ele afundou e pôde-se ouvir o barulho da explosão”, acrescentou.
Dos 19 passageiros, cinco eram estrangeiros: três turistas, incluindo dois cidadãos americanos, e dois funcionários do Fundo de Desenvolvimento da União Européia. Também se encontravam a bordo cinco membros do Ministério do Meio Ambiente da Polinésia Francesa.
Uma investigação está sendo realizada para determinar as causas do acidente.