quinta-feira, 07/11/2024
InícioEconomiaPedido dos ruralistas

Pedido dos ruralistas

Deputados da frente agropecuária foram ao Ministério da Agricultura pedir que o governo não mude os índices de produtividade que definem se uma propriedade pode ou não ser desapropriada para a reforma agrária.

Na porta do Ministério da Agricultura os deputados que defendem a agropecuária relataram como foi a reunião com o ministro Reinhold Stephanes. Eles disseram que foram pressionados a não apoiar a revisão dos índices de produtividade e alegam que precisariam melhorar o desempenho da produção para não perderem terras para a reforma agrária.

“O agricultor tem produtividade suficiente. Não há necessidade de eu tutelar a produtividade da agricultura brasileira para ela aumentar a produtividade. Aí estão os índices. Não tenho medo de índices de produtividade. É uma questão de princípios para não haver mais desapropriação de terras injustamente”, disse Luiz Carlos Heinze, deputado do PP/RS.

A insatisfação dos deputados ruralistas veio depois do anúncio feito esta semana pelo ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel, da decisão do governo de rever os índices de produtividade das terras para a reforma agrária. Segundo o ministro, foi o próprio presidente Lula quem determinou a revisão. Mas ela só pode ser feita por uma portaria, que deve ser assinada pelos ministros do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura.

Depois da reunião com os deputados, Reinhold Stephanes confirmou que recebeu orientação do presidente Lula e disse que vai buscar o entendimento com o colega do Desenvolvimento Agrário. “Do ponto de vista técnico, até pode-se chegar a um entendimento. Podem existir divergências, mas pode-se chegar ao entendimento. A questão maior está dentro de uma discussão mais conceitual dentro de uma discussão mais ampla”, disse.

Mas o ministro desconversou quando questionado sobre a portaria.

O ministro Reinhold Stephanes foi convidado para falar sobre a revisão dos índices numa reunião na Câmara dos Deputados, na terça-feira.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes