Agência brasileira adotou medidas de precaução em voos que chegam do país, após detecção de nova variante da Covid-19
Após autoridades sanitárias detectarem uma variante da Covid-19 no Reino Unido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite de segunda-feira que passará a adotar medidas de precaução em voos que cheguem da localidade, entre elas o monitoramento dos passageiros, que será feito pela Rede CIEVS, ligada ao Ministério da Saúde.
A primeira ação de fiscalização ocorreu ainda ontem, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e também ocorrerá no aeroporto de Guarulhos (SP). De acordo com a Anvisa, antes da chegada da aeronave ao Brasil, a agência articulou com outros órgãos do governo a “adoção imediata de medidas de controle sanitário”.
Ontem, autoridades do governo passaram o dia num jogo de empurra sobre a tomada de uma decisão em relação aos voos que chegam do Reino Unido.
Segundo a nota oficial da Anvisa, fiscais sanitários fizeram leitura de mensagem sonora no voo e fiscalização no interior da aeronave, antes do desembarque. Além disso, também orientaram passageiros e tripulantes sobre o monitoramento dos viajantes em solo brasileiro e solicitaram informações sobre os passageiros e tripulantes à empresa aérea.
De acordo com a Anvisa, o Ministério da Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, irá contatar os viajantes “para monitoramento das condições de saúde e direcionamento aos serviços de atenção à saúde, bem como a adoção das medidas de prevenção e controle da Covid-19”.
As autoridades sanitárias também fizeram monitoramento dos procedimentos de limpeza e desinfecção da aeronave e acompanhamento do trânsito dos passageiros até a área de imigração, orientando o distanciamento social e evitando a aglomeração. Segundo a Anvisa, nenhum passageiro ou viajante declarou ter sintomas da Covid-19.