A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social esteve reunida para designar relatores a nove projetos de leis. Mas, o assunto que mais foi discutido entre os parlamentares, foi a ausência do secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro.
Na ocasião, Augustinho Moro, que estava convidado para prestar esclarecimentos e discutir tecnicamente a respeito da criação e implantação de “Fórmula Alternativa para o Sistema de Regulação Estadual”, não compareceu. Sua assessoria informou ao presidente da comissão, deputado e médico Guilherme Maluf (PSDB), que Moro se encontrava em Brasília participando de uma reunião. “Vamos reconvocá-lo para o dia 3 de junho, porque é um assunto de suma importância para o Estado. Temos várias reclamações sobre o tema e o Augustinho (Moro) possui esses esclarecimentos”, definiu Maluf.
Para o deputado Zé Carlos do Pátio (PMDB), Moro precisa responder as reclamações da população que cobra providências quanto à regulação estadual. “Temos temas que precisam ser discutidos em forma conjunta e a presença dele (Moro) seria importante. Ele não pode se esquivar de respostas ao Poder Legislativo”, argumentou o parlamentar, se referindo as cobranças que os deputados recebem da população.
O médico e deputado Wallace Guimarães (DEM), também criticou a falta de Moro na reunião da Comissão de Saúde. Wallace disse que nos hospitais públicos a reclamação é geral quanto á marcação de exames. “A Secretaria precisa dar um parecer sobre isso e esclarecer os fatos”, afirmou o parlamentar.
De acordo com o deputado e também médico Antonio Azambuja (PP), a situação da saúde é preocupante e ele lembra que, a secretaria precisa tomar providências urgentes. “Precisamos saber por que estão acumulando tantas cirurgias no estado?”, indagou ele.
O deputado Sebastião Rezende (DEM) classificou o assunto ´Regulação Estadual´, como primordial para a recuperação da saúde pública do estado. “Devemos ter uma discussão ampla sobre isso e, proponho uma pauta antecipada de assuntos que queremos indagar para o secretário”, destacou Rezende.