Proposta de cancelar visto de Moraes é intolerável, diz Lewandowski
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski (foto), classificou como “absolutamente intolerável” a proposta de congressistas americanos de cancelar o visto de entrada nos Estados Unidos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
A solicitação dos parlamentares do Partido Republicano se estende também aos outros ministros do STF.
Os congressistas dos EUA argumentam que os magistrados usaram seus cargos para silenciar a liberdade de expressão e citam a determinação de bloqueio do X no Brasil.
“As plataformas precisam obedecer às leis se querem funcionar no país. Têm que estar enquadradas no ordenamento legal do país, senão, não podem funcionar. Então, a ameaça de cassação de vistos ou de proibição de entrada é absolutamente intolerável”, afirmou Lewandowski na sexta-feira, 20, depois de participar de evento em São Paulo.
Carta que denuncia Moraes chega à Casa Branca
Os deputados americanos Maria Elvira Salazar, Rick Scott, Carlos A. Gimenez, Christopher H. Smith e Carlos A. Giménez enviaram uma carta à Casa Branca denunciando a conduta do ministro Alexandre de Moraes.
“Moraes tem uma história bem documentada de restrição à liberdade de expressão, especialmente contra indivíduos e grupos com visões políticas combativas. Suas últimas ações apresentam a culminação de um padrão mais amplo de exceção judicial”, afirmam.
Os deputados também mencionaram o bloqueio do X no Brasil. Segundo os congressistas, as ordens de Moraes “incluem não apenas o banimento de certas figuras políticas das mídias sociais, mas também uma extensa ordem de silêncio contra meios de comunicação e ativistas críticos das decisões dos tribunais”.