domingo, 12/01/2025
InícioMundoParlamentares destacam avanços do acordo entre Mercosul-UE para o Brasil

Parlamentares destacam avanços do acordo entre Mercosul-UE para o Brasil

De Tereza Cristina a Zeca Dirceu, líderes políticos apontam conquistas em soberania, agronegócio e desenvolvimento industrial com a assinatura do tratado após 25 anos de negociações.

ALTNOTÍCIAS

Acordo Mercosul-UE: após 25 anos, entendimento abre novo capítulo nas relações comerciais entre os blocos. Após 25 anos de negociações, o Mercosul e a União Europeia (UE) anunciaram nesta sexta-feira, 6 de dezembro, a conclusão de um acordo comercial histórico.

O anúncio foi feito durante uma reunião que contou com a presença dos chefes de Estado dos países do Mercosul e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) destacou o papel estratégico do Itamaraty e dos diplomatas brasileiros na formulação do acordo entre Mercosul e União Europeia, ressaltando os avanços conquistados na redação do texto final. Para ela, o resultado reafirma a soberania e os interesses comerciais do bloco sul-americano:

“O anúncio de Montevidéu afirma que os parceiros do Mercosul-UE ‘rechaçam barreiras desnecessárias ao comércio’ e mantêm os direitos dos blocos junto à OMC. Também está dito que ‘medidas ambientais não devem constituir restrição disfarçada ao comércio e devem ser baseadas em informações técnicas e científicas’. Impedimos em 2019 a inclusão de cláusulas ambientais descabidas, que agora são afastadas, por escrito. Vitória do Itamaraty – órgão de Estado; não de governo – e de gerações de diplomatas que vi atuar com maestria em favor deste tratado”, declarou a senadora.

Já o deputado Mendonça Filho (União-PE), vice-líder da Oposição, celebrou o desfecho como um marco para o comércio global e destacou os benefícios que o agronegócio e a indústria brasileira poderão colher com a abertura de mercados internacionais:

“Após 25 anos de negociações, o acordo entre Mercosul e União Europeia é celebrado como um marco do livre comércio e cooperação global. Superamos barreiras protecionistas, garantindo mais espaço para o agronegócio e a indústria brasileira no mercado internacional. Uma conquista que reflete anos de esforços e coloca o Brasil em destaque no cenário mundial”, disse o deputado.

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) também saudou a conclusão do acordo, destacando o potencial transformador para a economia brasileira e para os demais países do Mercosul. Ele reforçou a importância de ampliar os benefícios para diversos setores, como agricultura familiar e inovação:

Esse marco histórico representará um novo capítulo para o Brasil, ampliando as oportunidades de exportação dos nossos insumos, especialmente em áreas como a agricultura familiar, a indústria e a inovação. A ratificação do acordo será fundamental para consolidar nossa posição como protagonista no comércio global, levando o talento e o esforço do nosso povo ainda mais longe”, pontuou Dirceu.

Por sua vez, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) reforçou que o texto do acordo respeita a autonomia dos países integrantes do Mercosul, permitindo que cada nação mantenha sua soberania em estratégias de desenvolvimento industrial e tecnológico.

“Acordo Mercosul-União Europeia finalmente assinado. O conteúdo é o mais importante, pois não torna nenhum dos países refém do bloco, mantendo a importância de estratégias de desenvolvimento nacional. O Brasil precisa seguir seu projeto de retomada industrial e investimento em ciência, tecnologia e inovação”, disse Rosário.

O acordo Mercosul-UE reflete uma tentativa de fortalecimento das relações entre América Latina e Europa em meio a um cenário global marcado por tensões comerciais e reconfigurações geopolíticas. Para especialistas, além do impacto econômico, o pacto pode redefinir o papel dos dois blocos no comércio internacional, sobretudo em áreas como sustentabilidade e inovação.

No entanto, a concretização do acordo dependerá de negociações políticas e do equilíbrio entre interesses econômicos e ambientais, que continuam a desafiar tanto os países do Mercosul quanto os membros da União Europeia.

Fonte: BP

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes