Os deputados estaduais de Mato Grosso fizeram parte de uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O trabalho tem como objetivo de mostrar a trajetória e o perfil dos Legislativos estaduais em todo o país.
A pesquisa ouviu 22 dos 24 deputados em questionários sobre diversos assuntos relacionados às atividades parlamentares e suas trajetórias políticas. De acordo com a supervisora Geralda Luisa de Miranda, a UFMG também realizou o mesmo trabalho em outras 11 casas legislativas, além de já ter concluído pesquisa neste sentido no Congresso Nacional.
Segundo a supervisora, o resultado do trabalho servirá de apoio na realização de dissertações em mestrados e doutorados do Departamento de Ciências Políticas da universidade mineira “Com as assembléias legislativas é a primeira vez que estamos fazendo pesquisa nos legislativos estaduais obtendo boa receptividade dos deputados”, disse Geralda.
Embora não tenha como comentar sobre as observações da pesquisa, a supervisora disse apenas que o trabalho chegou a prévia conclusão de que, em função do pequeno número deputados, a apreciação das matérias exige a participação de todos os parlamentares durante as reuniões do Colégio de Líderes.
O projeto é financiado pelas agências de Fomento como Capes, CNPQ e a Fundação de Apoio à Pesquisa da Minas Gerais (Fapemig). “Tivemos o apoio de todo os deputados de Mato Grosso e de toda as assessorias, que nos forneceram os dados que precisávamos”, disse.
SidCarneiro/AL