O desmoronamento de parte de um dos paredões da Cachoeira Véu de Noiva – um dos principais cartões-postais da Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá – deixou cinco pessoas feridas. Um grupo de 35 turistas da Assembléia de Deus fazia trilha por volta das 14 horas de ontem, quando a terra cedeu, a 86 metros de altura, segundo o Corpo de Bombeiros.
Além das cinco vítimas internadas no Pronto-Socorro de Cuiabá, parte do grupo sofreu escoriações e ferimentos provocados pelo impacto da terra molhada e das pedras, comuns na região. Chamados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), 25 bombeiros fizeram o resgate das vítimas.
Com o período chuvoso, a administração do local recomenda cuidado para a prática de trilhas, rafting e rapel nos principais paredões da Chapada dos Guimarães.
OPÇÕES
A Cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de queda livre, é o principal ponto de visitação do parque nacional, na região do cerrado. Além da cachoeira, o vale e as escarpas do morro – formadas de arenito – atraem centenas de turistas diariamente. A cachoeira pode ser observada de um mirante próximo da administração do parque. Ou por baixo, por meio de uma trilha íngreme, que só pode ser feita com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).