Só neste ano, o projeto Parceria Rural – Pecuária já qualificou 341 trabalhadores, sendo 129 através do curso de vaqueiro e 212 no curso de doma racional. Os dois treinamentos são desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e já capacitaram trabalhadores nos municípios de Brasnorte, Carlinda, Colíder, Nova Canaã do Norte, Poconé, Rondonópolis, Jauru, Marcelândia, Alta Floresta, Aripuanã, Cotriguaçu, Juína, Matupá, Comodoro e Castanheira.
Sempre realizados em propriedades rurais próximos aos municípios, os cursos têm o intuito de qualificar pessoas para o trabalho no campo, fomentando a geração de emprego e renda nesta área, além de favorecer no rendimento das fazendas, que com mão-de-obra especializada deixam de ter prejuízos em algumas atividades.
No curso de vaqueiro são mais de 10 dias de treinamento, com aulas sobre noções de ética, cidadania, artesanato em couro, manejo de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação e rastreabilidade. “Eles vivenciam na prática a profissão de vaqueiro. Todo o treinamento acontece na fazenda, demonstrando a realidade das atividades desenvolvidas no dia-a-dia. Por isso é tão importante que o aluno tenha alguma noção sobre o assunto, além do interesse em tornar-se um vaqueiro qualificado”, comentou o coordenador do projeto, José de Abreu.
Já a doma racional é mais rápida, são apenas quatro dias de aula, utilizando instrumentos como cordas, lonas e freios, para a amansar animais sem o uso da violência. “Todo treinamento é ministrado pelo renomado instrutor Francisco Almir Bezerra (Mimi), domador conhecido nacionalmente e internacionalmente por suas técnicas inovadoras de domar cavalos através de um método totalmente suave”, destacou José de Abreu.
O projeto conta com as parcerias da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACN), Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Pantaneiro, Indea/MT, Secretaria de Desenvolvimento Rural, ONG Moradia e Cidadania, Empaer, Senar e Conselho Estadual do Trabalho.
Secom