O Irã “manipulou” a Turquia e o Brasil ao “simular aceitar” um acordo sobre o enriquecimento de parte de seu urânio na Turquia, acusou uma fonte do governo de Israel.
“Os iranianos manipularam Turquia e Brasil, simulando aceitar o enriquecimento de uma parte de seu urânio na Turquia”, declarou a fonte, que pediu anonimato.
“Os iranianos já fizeram o mesmo no passado, simulando aceitar tal procedimento para reduzir a tensão e os riscos de sanções internacionais agravadas, mas depois se negaram a passar aos atos”, declarou.
Os ministros iraniano, brasileiro e turco das Relações Exteriores assinaram nesta segunda-feira um acordo sobre um projeto de troca de urânio levemente enriquecido iraniano por combustível altamente enriquecido, que deve acontecer na Turquia.
O entendimento anunciado nesta segunda-feira e assinado em frente a jornalistas em Teerã tem como base a proposta da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, órgão da ONU), do final do ano passado, que previa o enriquecimento do urânio iraniano em outro país em níveis que possibilitariam sua utilização para uso civil, não militar.
IG/UltSeg