Depois de levar dois gols em apenas dez minutos, o Palmeiras marcou 4 a 3 no São Caetano e saiu do estádio Anacleto Campanella, no ABC, com a liderança do Campeonato Paulista-2009 assegurada, após dez rodadas.
O time, que vinha de dois tropeços (derrota para a LDU –na Libertadores– e empate com a Portuguesa) após uma sequência de nove vitórias, chegou aos 25 pontos e deixou para trás o Corinthians (24), que venceu o Noroeste por 2 a 0. A equipe alvinegra disputou um jogo a mais em relação ao Palmeiras.
No sábado, a equipe do Parque Antarctica recebe o Guarani, enquanto o São Caetano enfrenta o Botafogo em Ribeirão Preto.
Nesta quarta-feira, uma das atrações do time de Vanderlei Luxemburgo, que reverteu o placar desfavorável de 2 a 0 em apenas 20 minutos, foi o estreante lateral-esquerdo Marcão, ex-Internacional.
Mas os destaques foram Keirrison, Cleiton Xavier e Diego Souza, que tiveram atuações inspiradas e mantiveram uma boa movimentação no ataque, sempre levando perigo ao São Caetano.
O jogo
O susto do Palmeiras começou logo aos 3min, quando Cleiton Xavier escorregou e Vandinho ficou com a bola, encontrando Luan sozinho. O atacante chutou na saída de Marcos e abriu o placar.
Aos 10min, Vandinho bateu falta da direita e cruzou na cabeça de Marcelo Batatais, que fez 2 a 0 e deixou o placar teoricamente mais tranquilo para a equipe da casa.
Três minutos depois, no entanto, começou a reação do Palmeiras. Keirrison recebeu pela direita, após boa jogada do ataque palmeirense, e chutou na saída de Luiz. O time seguiu pressionando: aos 15min, Diego Souza recebeu na área, deu um pique e passou por dois zagueiros. O toque foi para Keirrison, que chutou para fora.
O empate veio aos 24min, quando Edmílson recebeu cruzamento de Cleiton Xavier, após cobrança de falta, e marcou de cabeça. Sete minutos depois, Diego Souza, também de cabeça, virou o placar aproveitando escanteio cobrado também por Cleiton Xavier.
Aos 34min, Tuta aproveitou lançamento e ganhou na corrida de Edmílson, com Marcos já fora da área para fazer o combate. O zagueiro do Palmeiras fez a falta, matou a jogada e levou cartão amarelo.
No último minuto do primeiro tempo, Pablo Armero aproveitou um erro da zaga do São Caetano e tocou nos pés de Keirrison, que completou com um belo chute para o gol, ampliando o placar para 4 a 2.
Após o primeiro tempo movimentado, com seis gols marcados, as equipes diminuíram um pouco o ritmo na etapa final, mas seguiram no ataque.
O Palmeiras teve uma boa chance aos 13min, quando Diego Souza deixou Keirrison na cara do gol, mas Luiz fez boa defesa. Logo depois, Marcão, Edmílson e Diego Souza (em cobrança de falta) também perderam chances de ampliar.
Em desvantagem, o São Caetano ainda diminuiu aos 34min, quando Luan tocou para Vandinho, que recebeu em posição de impedimento, se livrou da marcação e bateu no canto esquerdo de Marcos. A reação parou por aí, e a partida terminou com vitória do Palmeiras por 4 a 3.
f.onl