Presente na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro durante 12 rodadas, o Palmeiras finalmente terá a oportunidade neste sábado de respirar aliviado longe da área de perigo da competição.
Embalado pela série de três vitórias, o Verdão colocará sua reação à prova no duelo contra o ascendente Paraná, que ostenta seis triunfos consecutivos. Para enfim escapar da zona da degola do Nacional, a equipe do técnico Tite necessita dos três pontos no Parque Antártica. Se bater o adversário, o Verdão deixa a parte de trás independente dos resultados de seus adversários diretos.
“Tínhamos uma meta de escapar da zona de rebaixamento, mas não esperávamos que tivéssemos essa possibilidade tão rápida, principalmente jogando em casa. Queremos a vitória para deixar essa situação incômoda”, vislumbrou o volante Francis. A equipe terá apenas uma novidade para enfrentar o Tricolor da Vila. Depois da frustrada negociação com o Olympique de Marselha, o volante Marcinho Guerreiro está de volta à equipe titular.
O jogador assumiu a vaga deixada pelo suspenso Wendel e ficará responsável pela contenção no meio-campo ao lado de Francis. Depois dos bons resultados nesta volta do campeonato, Tite já confirmou a manutenção do esquema 3-6-1 para a partida contra os paranaenses. Dessa forma, Enílton ficará posicionado no setor de frente, enquanto Edmundo e Juninho Paulista garantem a armação das jogadas. “Vamos trabalhar da mesma forma, com muita vontade e determinação.
Precisamos ficar atentos o jogo inteiro para não sermos surpreendidos pelo time deles. Nosso desafio é continuar somando pontos para sair da parte de baixo da tabela”, afirmou Enílton. Para o duelo deste sábado, Tite ainda não poderá contar com os reforços de Dininho, Valdívia, Marcelo Costa e Chiquinho. Os três primeiros só poderão atuar a partir do dia 3 de agosto, quando reabrem as inscrições para atletas vindos do exterior. Já o ala-esquerdo ainda não teve sua situação regularizada junto à CBF.
Enquanto o ambiente no Palmeiras está novamente tranqüilo depois da reação nas rodadas passadas, o astral pelos lados do Paraná também não poderia estar melhor. O time de Caio Júnior superou todos os seis últimos adversários no Brasileirão (Ponte Preta, Santa Cruz, Goiás, Flamengo, Atlético-PR e Cruzeiro).
Com o otimismo de quem vem de uma série de triunfos, o Tricolor da Vila terá duas novidades no compromisso diante do Palmeiras. No meio-campo, Serginho assume a vaga do lesionado Goiano, enquanto no ataque Leonardo volta de suspensão no lugar de Cristiano. Com 24 pontos, na quarta colocação, o Paraná sonha com a vitória para se aproximar ainda mais da ponta do Nacional e se manter na área de classificação para a Libertadores.
Em ascensão no Campeonato Brasileiro desde a chegada do técnico Émerson Leão, o São Caetano recebe a Ponte Preta no Anacleto Campanella, para confirmar melhor fase do que o adversário, que em decadência já beira a zona de rebaixamento. Desde o reinício da competição, as duas equipes percorrem caminhos distintos. Enquanto o Azulão está invicto, tendo conquistado uma vitória e dois empates, a Ponte Preta perdeu as três partidas que disputou.
Na tabela, no entanto, a diferença não é grande: o time do ABC, 11º colocado, tem 16 pontos, apenas dois a mais do que a Macaca, 16ª. Apesar do bom começo de trabalho, Leão ressalta que a situação do Azulão no Campeonato Brasileiro poderia ser ainda melhor se não fosse a arbitragem. “No jogo contra o Botafogo marcaram um pênalti contra nós que não houve. E contra o Fluminense foi validado um gol de mão. Se não fossem esses dois erros estaríamos bem melhores”, explica. Apesar de não ter a mesma badalação que outros grandes clubes do futebol nacional o Figueirense faz uma ótima campanha neste Campeonato Brasileiro.
Com 21 pontos ganhos até aqui, o time catarinense inicia a 14ª rodada do Brasileirão na sexta posição, a três pontos do grupo dos quatro melhores e que garantem vaga na próxima Copa Libertadores da América. Para tentar continuar com a boa campanha, no entanto, o Figueira terá uma missão complicada neste sábado. Em Caxias do Sul, a equipe catarinense encara o Juventude, às 16h, em busca de uma nova vitória na competição nacional.
Confira os confrontos deste sábado válidos pelo Campeonato Brasileiro:
29/07 – 16h – Juventude x Figueirense, Alfredo Jaconi
29/07 – 18h10 – São Caetano x Ponte Preta, Anacleto Campanella
29/07 – 18h10 – Palmeiras x Paraná, Palestra Itália