Desfalcado de sete jogadores, o Palmeiras perdeu por 3 a 1 para o Goiás, neste domingo, e completou quatro jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio Serra Dourada, em Goiânia, o time comandado por Caio Júnior acusou a falta de entrosamento, principalmente no setor defensivo, e sofreu dois gols em jogadas de bola parada, ainda no primeiro tempo.
O carrasco palmeirense na partida foi um ex-jogador do clube. Paulo Baier –que deixou a equipe paulista em fevereiro, alegando atraso de salários– participou diretamente dos três gols da equipe goiana.
Jogando com liberdade de movimentação por todo o campo, o camisa 10 do Goiás cobrou o escanteio que deu origem ao gol de Leonardo –outro ex-jogador do Palmeiras– aos 8min. Cinco minutos depois fez, de falta, o cruzamento que encontrou Amaral na área para marcar o segundo.
No terceiro gol dos goianos, marcado quando o Palmeiras pressionava e era melhor no jogo, Baier deu o passe para o jovem Wendell, 18, chutar cruzado e dar números finais ao jogo.
Além dos problemas defensivos, o Palmeiras teve dificuldade para converter as oportunidades criadas em gols. No segundo tempo, a equipe pressionou o Goiás, mas –sem Edmundo e Valdivia– sentiu falta de um artilheiro.
Com o resultado, o Palmeiras mantém oito pontos conquistados, após seis partidas no Nacional. O time volta a jogar no Parque Antarctica no próximo domingo, contra o Atlético-PR.
O Goiás, que alcançou nove pontos na classificação, viaja para Recife, para enfrentar o Náutico, também no domingo.
O jogo
Mesmo com sete desfalques e jogando fora de casa, o Palmeiras começou a partida tentando enfrentar a equipe goiana em igualdade de condições. Aos 6min, o time do Parque Antarctica teve sua primeira chance de gol, quando Edmilson cobrou falta da entrada da área, mas a bola foi para fora.
A falta de entrosamento palmeirense, contudo, não demorou para a aparecer. Aos 7min, os paulistas foram vítima de dois ex-jogadores do clube. Paulo Baier cobrou escanteio para a área e Leonardo aproveitou-se da falha da marcação defensiva para abrir o placar em favor do Goiás.
O Palmeiras mal teve chance de se recompor: aos 13min, mais uma vez em jogada de bola parada, Paulo Baier apareceu. Em cobrança de falta lançada na área, o meia encontrou o zagueiro Amaral, que antecipou-se à defesa palmeirense para fazer 2 a 0.
Com dois gols de vantagem, o Goiás passou a cadenciar o jogo, esperando o Palmeiras na campo de defesa, para tentar ampliar o placar nos contra-ataques. Mas o time paulista pouco ameaçou.
Uma rara oportunidade aconteceu aos 27min, quando Caio fez boa jogada pelo ataque palmeirense, limpou quatro marcadores e chutou com a perna esquerda de fora da área, mas a bola passou por cima da meta defendida por Harlei.
No intervalo, o técnico Caio Júnior fez duas alterações na equipe: entraram Valmir e Alex Afonso, nas posições de Leandro e Marquinho. As mudanças deixaram o Palmeiras mais ofensivo e, aos 8min, Alex Afonso desperdiçou boa chance de marcar, frente a frente com Harlei, após receber passe de Florentín.
Aos 25min, Alex Afonso teve mais uma chance de marcar, mas o goleiro Harlei fez boa defesa e impediu o que seria o primeiro gol palmeirense.
A pressão do Palmeiras deu certo quatro minutos depois: depois de boa jogada de Valmir, Alex Afonso tocou para Caio. O meia chutou da entrada da área, no ângulo, sem chances de defesa para o arqueiro rival.
Quando o time paulista pressionava em busca do empate, o Goiás marcou o terceiro. Em contra-ataque puxado por Welliton, Paulo Baier encontrou o atacante Wendell –que substituiu Fabricio Carvalho– livre para fazer 3 a 1.