No sábado, o São Paulo recebeu o Avaí e venceu por 2 a 0, com gols de Dagoberto e Hugo. Após a vitória em casa, a equipe paulista tinha como missão “secar” os rivais Palmeiras e Internacional, que acumulavam, respectivamente, quatro e três pontos de distância em relação ao time do Morumbi na briga pelo topo. A torcida deu certo. As duas equipes perderam suas partidas neste domingo, secando a “gordura” que tinham para queimar na tabela e deixando a disputa pela liderança ainda mais emocionante.
O líder Palmeiras tinha missão difícil, enfrentando o Vitória em Salvador. Os paulistas começaram perdendo e conseguiram empatar, mas não resistiram e caíram por 3 a 2. Enquanto isso, em Porto Alegre, o Inter saiu vencendo o Cruzeiro, mas tomou a virada e perdeu pelo mesmo placar. A derrota foi ainda mais dolorosa para os gaúchos, pois, em caso de empate, a liderança era do Inter.
A ponta segue com o Palmeiras, mas a situação da equipe do Palestra Itália não é mais confortável. Além de ver a distância em relação a Inter e São Paulo ficar em apenas um ponto, o time alviverde observou seu rival tricolor alcançar o mesmo número de vitórias, 12, o que pode ser decisivo para o título.
Ao mesmo tempo, o Atlético-MG voltou à briga ao vencer seu xará do Paraná. O time de Celso Roth conseguiu a virada sobre o Atlético-PR, fechou um 2 a 1 no Mineirão e retornou ao G-4. A equipe mineira ainda é distante quatro pontos do Palmeiras, mas deixou a disputa pelas quatro vagas para a Copa Libertadores mais acirrada. Isso só foi possível, porém, graças à derrota do Goiás para o Barueri (3 a 1).
A briga, todavia, não está restrita a essas equipes. Santos, Barueri e Grêmio venceram e mostraram que não podem ser desconsiderados na disputa pelas quatro melhores posições. Corinthians, que joga na quarta-feira com o Coritiba e encerra a 24ª rodada, pode entrar nesse grupo.
Zona do rebaixamento
Não é só na parte de cima da tabela que a disputa ficou mais nítida. A briga pelo rebaixamento já mostra seus favoritos e algumas equipes se aproximam do indesejado G-4 da porção inferior. Entre as oito equipes pior colocadas, somente o Cruzeiro conseguiu uma vitória (importante lembrar, porém, que o Coritiba joga somente na quarta), dando adeus definitivamente às preocupações de um descenso.
Entre a equipe mineira, 13ª colocada, e o Atlético-PR, na 14ª posição, quatro pontos já compõem a diferença. Do time paranaense para baixo, todos estão seriamente ameaçados com uma vaga à Série B de 2010.
Santo André, Sport e Atlético-PR tiveram missões ingratas na disputa. Os times visitaram, respectivamente, Santos, Flamengo e Atlético-MG, e colecionaram derrotas fora de casa. Entre os piores colocados, somente o Náutico mandou uma partida, mas também perdeu – para o Grêmio.
Se as outras equipes enfrentaram times que disputam posições em outras partes da tabela, o clássico entre Botafogo e Fluminense serviria para definir qual equipe carioca está mais cotada para cair. Como o jogo terminou empatado, os rivais andaram mais um passo na triste caminhada em direção à Série B.
Redação Terra