Em um clássico marcado pela crise que ameaçava rondar as duas equipes, o Palmeiras passou pelo Corinthians por 3 a 0, no Morumbi, neste domingo, e complicou ainda mais a situação do rival alvinegro no Campeonato Paulista.
O time alvinegro ainda pode viver o drama de perder o atacante Nilmar, que saiu da partida chorando após contundir o joelho esquerdo. O nome do time palmeirense foi o experiente Edmundo, que marcou dois gols.
Com o resultado positivo, a equipe palmeirense ultrapassou o rival e chegou ao oitavo lugar, com 19 pontos. Já o Corinthians, que amargou sua quinta derrota no torneio, permanece com 16 pontos na nona colocação.
O jogo começou muito violento e com poucas chances de gols. A primeira chegada com perigo só aconteceu aos 11min e foi da equipe do Palmeiras. Valdívia pegou sobra na entrada da área e chutou por cima do gol de Jean.
O Corinthians acordou na partida e respondeu no minuto seguinte. Arce invadiu a área pela esquerda e foi travado por David na hora do chute.
Com a partida bastante disputada, prevaleceu uma jogada individual para equipe alviverde abrir o placar. Aos 17min, Martinez fez bela jogada, invadiu a área e passou para Valdívia. O chileno cruzou para Edmundo, que dominou no peito e bateu no canto direito de Jean
O gol animou o time palmeirense que partiu para cima em busca do segundo gol. Aos 21min, Leandro tabelou com Martinez e cruzou da linha de fundo. Marinho afastou errado e Jean ficou com a bola.
O Corinthians foi aos poucos igualando a partida e começava a chegar com perigo no gol alviverde. Aos 31min, Nilmar recebeu na área, sozinho, e concluiu por cima do gol de Marcos. Porém, o atacante corintiano já estava em posição irregular.
A equipe alvinegra seguia pressionando. Aos 34min, Roger fez fila na zaga adversária e caiu na entrada da área. O árbitro nada marcou, revoltando os jogadores corintianos.
Com o Corinthians mais ofensivo, o Palmeiras aproveitou um contra-ataque para ampliar o marcador. Aos 38min, Valdívia se livrou de dois marcadores no meio-campo, arrancou até a entrada da área e bateu em cima de Gustavo. A bola sobrou para Edmundo, que cruzou para Osmar. O atacante só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.
No segundo tempo, o técnico Emerson Leão resolveu mudar o esquema com três volantes, colocando o jovem meia William no lugar de Daniel. O Corinthians passou a ser mais incisivo na partida.
Logo aos 5min, a equipe alvinegra desperdiçou uma chance de diminuir a desvantagem. Roger cobrou escanteio da esquerda e Gustavo cabeceou à esquerda do gol de Marcos.
A equipe do Palmeiras respondeu três minutos depois. Valdívia recebeu atrás da zaga corintiana, invadiu a área, mas errou na hora da finalização.
O time do Corinthians atacava mais até perder o atacante Nilmar aos 26min, que saiu chorando com uma lesão no joelho esquerdo. Como já tinha feito as três alterações, a equipe alvinegra ficou com um jogador a menos.
Com a vantagem numérica, a equipe alviverde conseguiu ampliar o placar aos 37min. Cristiano armou contra-ataque do Palmeiras, avançou até a linha de fundo e cruzou para Edmundo, que chutou no contra-pé de Jean, acabando com qualquer chance corintiana na partida.
Na próxima rodada, o Palmeiras tenta encostar nos primeiros colocados, efrentando o Noroeste, em casa. Já o Corinthians tenta se reabilitar no torneio e afastar a crise que ronda o Parque São Jorge, contra o Marília, no Bento de Abreu.
Terra