“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. A frase é de Yung, um dos profundos buscadores dos segredos da alma humana. Mas afinal, o que é a alma? O tema será abordado na palestra ‘Alma humana e o despertar da consciência’, nesta quarta-feira (29), às 20h, na Nova Acrópole Cuiabá.
Em geral, a ideia que se tem de “alma” é muito fugidia, tênue, como um fantasma pairando no ar. Falamos muito desse termo, mas será que usamos da forma correta, da forma profunda como utilizavam muitos filósofos?
A palavra Alma advém de “anima”, de origem latina. Significa movimento, animação, vivacidade. Desse ponto de vista, a Alma seria uma espécie de energia que nos anima, nos move, nos possibilita viver. Mas viver no sentido pleno da palavra, com “v” maiúsculo, contemplando todas as necessidades próprias à natureza humana, do físico ao espiritual.
A palestra é uma mostra do Curso de Filosofia Aplicada, que ocorre uma vez por semana na instituição. Com matrículas abertas para a nova turma que tem início em 06/06 (toda quinta-feira), das 19h30 às 21h30.