O renomado Educador Físico e historiador Leandro Paiva ministra palestra na próxima quarta-feira (dia 25), em Cuiabá. Ele falará sobre a ligação entre lutas da pré-história e lutas corporais indígenas do Xingu, além de lançar um olhar sobre as lutas, artes marciais e modalidades de combate.
A palestra ocorrerá a partir das 19h, no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FAAC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para participar do evento cada pessoa deve doar três litros de leite tipo longa vida, que serão entregues a instituições de caridade. As inscrições poderão ser feitas antecipadamente pelo telefone 65 3313 6400. As vagas são limitadas.
“As palestras abrem a cabeça, a mente e o coração das pessoas à cultura da luta, não apenas pelo simples esporte, mas pela paixão, pois o fenômeno da luta tem aspectos sociais, biológicos, pedagógicos e psicológicos”, afirma Leandro Paiva.
Ele fez uma pesquisa no Parque Nacional Serra da Capivara, no Estado do Piauí, através de três expedições nas quais descobriu grafias rupestres das lutas pré-históricas. Depois disso, levou um índio da etnia Kamaiurá para filmar as impressões dele ao observar as lutas da pré-história. “Entendemos que essas imagens, por mostrarem ornamentos, indivíduos pintados, portando objetos como borduna, tacapes, eles seriam paleoíndios, ou seja, ancestrais dos índios atuais. Daí, levantamos a hipótese dessas práticas culturais se perpetuarem até os dias atuais”, completa Leandro.
Depois de ministrar a palestra em Cuiabá, ele seguirá até o Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, para concluir a pesquisa com base na etnoarqueologia, que é a comparação de dados etnográficos, indígenas, com dados arqueológicos.
A palestra em Cuiabá será dividida em dois momentos. No primeiro, falará sobre o elo entre lutas da pré-história e lutas corporais indígenas do Xingu, versando sobre aspectos históricos, antropológicos e arqueológicos mostrando que, do ponto-de-vista cultural, a luta transcende o viés competitivo. A segunda parte do evento tratará do olhar clínico nas lutas, artes marciais e modalidades de combate, o que fundamentou um dos livros de sua autoria.
“Vamos discutir alguns tópicos do livro com maior profundidade. Por exemplo, qual a diferença entre lutas, artes marciais e modalidades de combate? É possível prever o resultado de lutas? Dedicação é mais importante que talento nas lutas. Isso é uma afirmação”, completa Leandro.
O professor e deputado Allan Kardec (PDT) acompanhará o evento. Ele convida professores, estudantes, profissionais que trabalham na área e apaixonados por lutas para esse importante evento.
Currículo
Lenadro Paiva é Educador Físico e historiador, com Extensão em Musculação pela UGF; formação clínica em Medicina Ortomolecular – IMPO/RJ; Responsável pela disciplina “Treinamento para o Alto Rendimento de Lutadores” na Pós-Graduação da Universidade Tiradentes, em Aracajú/Sergipe; foi coordenador técnico e palestrante em âmbito nacional de simpósios e meeting sobre Lutas e Modalidades Esportivas de Combate e todas as edições da Convenção Internacional de Artes Marciais; autor de artigos científicos sobre lutas apresentados em congressos e convenções nacionais e publicações no exterior.
O foco principal de seu trabalho é direcionado às modalidades esportivas de combate (MMA, Jiu-Jitsu, Submission Wrestling e Luta Livre Desportiva). É autor dos livros “Pronto Pra Guerra – Preparação Física Específica para Lutas & Superação”, “Olhar clínico nas lutas, artes marciais e modalidades de combate” e “Ciência aplicada às artes marciais” (Org.); Consultor técnico (conteúdo) dos documentários “Terra de Luta: as origens da luta no Brasil (2017)”, “Raízes da Luta: do instinto à tática (2018), é também ex-atleta e praticante de Jiu-Jitsu.