sábado, 23/11/2024
InícioBrasilPacheco diz que Constituição impede volta do autoritarismo ao poder e que...

Pacheco diz que Constituição impede volta do autoritarismo ao poder e que Forças Armadas não são ‘árbitro’ da política

Entre muitas outras medidas, todas elas fundamentais para …

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira (5) que a Constituição Federal impede a retomada de regimes autoritários no Brasil e que o texto não deu às Forças Armadas o papel de “árbitro político”.

Pacheco deu as declarações durante sessão solene conjunta da Câmara e do Senado em comemoração aos 35 anos da Constituição. Como presidente do Senado, o senador do PSD é também o presidente do Congresso Nacional.

“[A Constituição] definiu e fortaleceu o papel das Forças Armadas, não como árbitro político, mas, sim, como braço relevante da defesa do Estado Democrático de Direito. Entre muitas outras medidas, todas elas fundamentais para que nunca de novo o autoritarismo político volte a governar o Brasil, para que nunca de novo deixemos os campos das democracias”, afirmou.

Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição Federal diz, no artigo 142, que as Forças Armadas “destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais, e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

Em manifestações antidemocráticas nos últimos anos, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro faziam uma interpretação equivocada do dispositivo para defender a intervenção militar no país, o que é inconstitucional.

Tal interpretação foi rechaçada e repudiada por políticos, magistrados, entidades da sociedade civil, especialistas e, inclusive, por militares de alta patente. 

Fonte: G1

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes