“Em vez de criticar o Banco Central, precisamos identificar as causas da alta taxa de juros e buscar soluções para combatê-las”, declarou Pacheco
O Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se posicionou em defesa da autonomia do Banco Central, que tem sido alvo de ataques por parte de Lula e do governo. Em vez de criticar o Banco Central e seu presidente, Roberto Campos Neto, Pacheco acredita que é necessário identificar e discutir as causas da elevação da taxa de juros no Brasil.
“Em vez de criticar o Banco Central, precisamos identificar as causas da alta taxa de juros e buscar soluções para combatê-las”, declarou Pacheco em entrevista ao jornal O Globo.
Ele destacou que a autonomia do Banco Central foi aprovada por ampla maioria no Senado e na Câmara, e teve sua constitucionalidade discutida no Supremo Tribunal Federal. Pacheco considera a mudança como positiva e afirma não haver espaço para uma nova discussão sobre a autonomia do BC, que, para ele, representaria um retrocesso na ordem jurídica brasileira.