Desde sua inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2007, o Plano Diretor Nacional Estratégico de Pesagem aumentou de 13 para 70 o número de postos de pesagem em funcionamento nos 57 mil quilômetros de extensão de rodovias federais não concedidas. O programa foi elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em 2005.
Com R$ 261,4 milhões em recursos para a primeira etapa do plano, o PAC fez as balanças funcionarem de forma inédita, garantindo o maior número de postos em operação já registrado no País.
Foram contratadas por meio de concorrência pública 13 empresas agrupadas em consórcios para operação, manutenção do sistema e instalação de dispositivos de apoio à pesagem, como câmeras que registram fugas e garantem imagens on-line das balanças. A licitação que corresponde à primeira etapa do plano de pesagem incluiu 45 Postos de Pesagem de Veículos (PPVs) fixos e 33 móveis. Os contratos são válidos por cinco anos.
Com os contratos assinados em julho de 2008, os consórcios colocaram novos postos em funcionamento a partir do começo de 2009 e atualmente, 70 PPVs estão em operação.
Durante o ano de 2010, cerca de 9,6 milhões caminhões e ônibus passaram pelos PPVs. Deste total, 8,8 milhões foram avaliados pelas balanças de precisão, que executam a pesagem em baixa velocidade. Mais de 7% deles (676.239) levavam cargas acima dos limites permitidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.
O excesso total foi de 625.707 toneladas, considerando a pesagem feita por “Eixo”, por “PBT” (Peso Bruto Total) e por “CMT” (Capacidade Máxima de Tração), de acordo com a legislação. Os registros consideram os dados dos 70 postos que operaram nas rodovias durante todo o ano.
Com o aumento de postos de pesagem, o número de veículos com excesso de peso nas estradas tende a diminuir. Isto pode resultar em menos danos ao pavimento, menos gastos com manutenção e, acima de tudo, menos riscos de acidentes.
Fonte:
Dnit
Palavras-chave: Dnit, Obras públicas, PAC, Rodovias, Rodovias Federais, Transporte, Transporte Rodoviário Avalie este conteúdo: Péssimo Ruim Regular Bom Excelente 4 Voto(s)