O líder da organização terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, emitiu pela Internet uma declaração lamentando a morte de Musab al-Zarqawi no início do mês, no Iraque. Na gravação, de 19 minutos, Bin Laden fala enquanto aparecem imagens dele ao lado de al-Zarqawi. A autenticidade da mensagem ainda não foi confirmada.
Uma tradução preliminar revela que Al Qaeda chama al-Zarqawi de “herói” e ameaça com represálias. “Nossa nação islâmica foi surpreendida ao saber que seu cavalheiro, o leão da guerra santa (jihad), o homem de decisão e vontade, Abu Musab al-Zarqawi, morreu num vergonhoso ataque americano. Nós esperamos que Deus o receba como um mártir”, afirma Bin Laden na mensagem.
Na gravação, Bin Laden também pede ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que devolva os restos mortais de Abu Musab Zarqawi a sua família. “Digo a Bush: deve devolver os restos do herói a sua família. O estandarte (da guerra santa) não caiu: foi entregue a outro leão do Islã. Seguiremos com nosso combate contra vocês em todo o mundo, no Iraque, no Afeganistão, na Somália e no Sudão”, diz a gravação.
O portal de Internet em que a gravação foi divulgada é o mesmo que havia anunciado a expectativa por uma declaração do líder da Al Qaeda. Al-Zarqawi morreu em 7 de junho, durante um ataque das forças americanas no norte de Bagdá. No mês passado, Osama bin Laden disse em outra gravação que Zacarias Moussaoui, a única pessoa condenada por um tribunal dos EUA pelos ataques de 11 de setembro, não teve nenhuma relação com as operações.
EFE