Vamos aproveitar que o Inmetro divulgou seus últimos testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular e falar dos 10 carros flex mais econômicos do Brasil. Após 8 anos, finalmente a entidade conseguiu testar mais de 90% dos carros no país e teve a participação de todas as marcas no Brasil.
Antes de ir para a lista, vamos revisar qual o critério de escolha. Para começar, escolhemos falar dos carros flex, excluindo os híbridos, que tem uma vantagem óbvia. O motivo é claro: estão fora do alcance da maioria da população. Ordenamos a lista por consumo na estrada ao invés do rendimento urbano, porque ele pode variar pelas condições da via, trânsito, semáforos e vários outros fatores. E o combustível escolhido é gasolina, por render mais e ajudar em futuras comparações com carros que só bebem esse combustível. Isso não significa que não vamos falar quanto o carro faz na cidade e quanto rende com etanol segundo o Inmetro, o valor estará logo ao lado.
1º – Peugeot 208 1.2
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
15,1 km/l | 16,9km/l | 10,9 km/l | 11,7 km/l |
Já tínhamos falado no lançamento do 208 renovado que ele vinha para ser o carro mais econômico do país, graças ao seu novo motor 1.2 PureTech de três cilindros e 84 cv, com gasolina. A economia tem seu preço, pois ele parte de R$ 48.190. Não duvidamos que perca o trono logo, quando chegar o 1.2 turbo.
2º – Volkswagen Up! 1.0 TSI
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
13,8 km/l | 16,1 km/l | 9,6 km/l | 11,1 km/l |
Tratado pelos mais entusiasmados como esportivo, o Up! com motor turbo nasceu com a ideia de economizar combustível. E que economia, pois foi o menos beberrão desde o seu lançamento, até a chegada do 208 1.2. Mas entendemos porque dirigem como se fosse carro de corrida, já que os 101 cv do motor 1.0 empurram o compacto como se fosse um foguete. Pode ser uma alternativa ao Peugeot, já que custa R$ 46.590.
3º – Volkswagen Up! 1.0 MSI
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
14,2 km/l | 15,3 km/l | 9,6 km/l | 10,1 km/l |
Não tem grana para um Up! TSI? Tudo bem, tente o MSI com motor aspirado, que parte de R$ 32.190. Mesmo sem a turbina, é um carro extremamente econômico. Vai perder um pouco de desempenho e equipamentos comparado com o TSI, mas o foco aqui é gastar menos combustível, não é?
4º – Fiat Palio Fire 1.0
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,2 km/l | 15,3 km/l | 8,7 km/l | 10,4 km/l |
Quem diria, o quase jurássico Palio Fire aparece na lista. O carro mais barato do Brasil utiliza o velho 1.0 Fire de 73 cv e custa R$ 29.160. Vale lembrar que o Palio Fire já está com os dias contados, pois será substituído por completo pelo Mobi, quando receber o novo motor três-cilindros em 2017.
5º – Ford Ka 1.0
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
13 km/l | 15,1 km/l | 8,9 km/l | 10,4 km/l |
A Ford foi quem deu o pontapé inicial para o downsizing dos motores 1.0, quando mostrou o pequeno EcoBoost na Europa. Ficamos sem o turbo no Brasil, mas não perdemos tanto assim, já que o motor 1.0 de três cilindros e 80 cv do Ka faz um show no rendimento. Parte de R$ 41.990.
6º – Ford Ka+ 1.0
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
13 km/l | 15,1 kml | 8,9 km/l | 10,4 km/l |
Se precisar de um pouco mais espaço no Ka, dá para pular para o sedã Ka+ sem perder no rendimento. Equipado com o mesmo motor 1.0 de 80 cv, manteve a mesma economia, compensando o peso pela leve melhoria na aerodinâmica da carroceria. É vendido por R$ 44.990.
7º – Nissan Versa 1.0
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,9 km/l | 15,3 km/l | 8,8 km/l | 10,5 km/l |
Assim como no caso do Ka, o Versa é um que sai ganhando por usar o mesmo motor que seu irmão menor March. O motor 1.0 de 77 cv consegue manter uma boa média de rendimento energético, com a vantagem de ter mais espaço. O preço inicial é de R$ 43.590.
8º – Nissan March 1.0
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,9 km/l | 15 km/l | 10,4 km/l | 9,5 km/l |
Adotar um motor três-cilindros ajudou muito o Nissan March, principalmente na hora de abastecer. O 1.0 gera 77 cv, suficientes para manter a agilidade do compacto. E é relativamente barato, partindo de R$ 37.990.
9º – Fiat Uno Evolution 1.0
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,6 km/l | 14,8 km/l | 8,8 km/l | 10,1 km/l |
O esquema no Fiat Uno Evolution é diferente. O mérito na economia não é totalmente do motor 1.0 de 85 cv, já que ele conta com sistema Start-Stop, que desliga o motor e o deixa em modo de espera quando o carro para completamente. Basta tirar o pé do freio para que volte a funcionar. Só que, para ter o Uno com esse equipamento, é necessário pagar R$ 43.210.
10º – Volkswagen Gol 1.0
Gasolina | Etanol | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada |
12,9 km/l | 14,5 km/l | 8,8 km/l | 10,3 km/l |
O segundo facelift do Gol foi um momento importante para o hatchback pela adição do motor 1.0 três-cilindros, o mesmo usado no Up! e no Fox. Gera 75 cv, 3 cv a mais do que o antigo 1.0 e, de quebra, ficou muito mais econômico. Ainda bem que a mudança não cresceu tanto no preço, deixando o Gol partindo de R$ 34.890.
IG-SP