Nesta quinta-feira (20), às 21h, é a vez da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso apresentar-se na programação dos “Concertos de Natal”. Com grupo formado por naipe de cordas, sopros e percussão, a OJMT traz um repertório erudito e popular de compositores já consagrados no meio musical, e também, compositores locais.
No repertório do concerto estão as composições: ‘Vardar Rapsody’ de Pancho Vladigerov, ‘Marcha Eslava’ de Tchaikovsky, ‘Batuque’ de Lorenzo Fernandez, ‘Janitzio’ de Silvestre Revueltas, ‘Mambo’ de Leonard Bernstein e um pot purri de canções natalinas, incluindo Noite Feliz, Jingle Bells e Glória.
O concerto tem 90 minutos de duração e classificação livre. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Cine Teatro, das 14h às 21h. O valor é 10 reais e 5 reais (meia).
Os Concertos de Natal
A programação acontece nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, sempre às 21h. São três diferentes espetáculos de música com repertórios que variam do erudito ao popular, passando pelos corinhos natalinos. Apresentam-se no palco da casa a Banda Musical do IFMT, a Orquestra Jovem de Mato Grosso, e o duo de pianos e voz, Dickmann & Rosati.
Segundo Carlos Ferreira, gestor cultural do CTC, os espetáculos contemplam a música instrumental, a música orquestral e a música de concerto, e encerram a programação de 2012. “Os Concertos de Natal são uma realização do Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH) que oferece música de qualidade a toda sociedade cuiabana, a preços simbólicos. A intenção ainda é proporcionar entretenimento cultural neste período de festas natalinas”, explica
A Orquestra
A Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso foi formada em 2007 e desde então recebe em seu núcleo de estudos, alunos oriundos das diversas classes de instrumentos oferecidos pelo Instituto Ciranda. A Orquestra tem se firmado a cada dia como um importante espaço onde o aluno pode desenvolver seu potencial artístico e humano com plenitude.
Sob a direção artística e regência do maestro Murilo Alves, e coordenação do professor Fernando Pereira, a orquestra dá a cada aluno a oportunidade de tocar em conjunto, apresentar-se em trabalho solo a frente da orquestra, desenvolver as habilidades necessárias para a prática musical orquestral, conhecer repertórios e ter a rica experiência da apresentação pública em concertos e recitais.
A orquestra também tem se firmado como importante núcleo de produção e difusão cultural, na medida em que tem se apresentado em diversas ocasiões, formando novos públicos, atraindo novas pessoas para o estudo de um instrumento musical e difundindo música brasileira e universal com qualidade, contribuindo assim para o enriquecimento cultural do Estado de Mato Grosso.
Ainda em 2007, a Orquestra Jovem de Mato Grosso deu um importante salto em seu programa de consolidação como Orquestra Sinfônica, adquirindo instrumentos ainda raros em Mato Grosso como oboés, fagotes, trompas, tímpanos, além de outros mais conhecidos; como flauta, clarineta, violino, violoncelo e contrabaixo.
Desde sua criação a Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso tem participado de eventos promovidos pelo Governo do Estado de Mato Grosso como o Auto de Natal e Auto da Paixão de Cristo, concertos e comemorações diversas, além da temporada de concertos oficiais da Orquestra Jovem do Estado de Mato Grosso que é realizada no Cine Teatro Cuiabá.