A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) apresenta a primeira edição da Série ‘Benedito Pedro Dorileo’, de música de câmara. A apresentação acontece neste domingo (20), no Auditório do Centro Cultural, às 10h. A entrada é gratuita.
A proposta é oferecer um novo conceito e horário de música erudita na universidade. “
A série compreende apresentações de orquestra de câmara. A música de câmara consiste em a qualquer formação que se limite a poucos instrumentistas, portanto, destinada a pequenos espaços.
Diferentemente da orquestra sinfônica, cada instrumentista geralmente tem sua partitura exclusiva. Cada um toca notas por si só, dando maior protagonismo individual a cada músico. Nesta edição, o destaque é o Sexteto de Metais.
O programa é composto por 12 peças, entre compositores clássicos, como Tchaikovsky, Giacchino Rossini, Jaques Offenbach, passando pelo jazz (pelas peças “Mood Indigo” e “XIX Julho”) e por faixas consagradas da música popular brasileira e internacional, como “Autumn Leaves”, “Bésame Mucho”, “Garota de Ipanema”, “Wave”, “O bom filho à casa torna”, “Medrosa” e “Trem do Pantanal”.
A música regional é evidenciada por músicas de rasqueado selecionadas e da peça “Vuelve Madrecita”, da compositora cuiabana Zulmira Canavarros.
Os músicos participantes desta etapa são os instrumentistas Jader Evangelista Gonçalves e Benedito Fausto Pereira Borges Filho (trompete), Jorival Ramos de Moraes e Gunnar Vingren Júnior, como convidado (trombone), Eurico Rocha de Castro (tuba) e Marcelo Mendonça (bateria e percussão).