Os cartões de crédito e os cartões de loja já somam 675 reclamações no Procon Estadual este ano. Cobranças indevidas e a cobrança de juros são os principais problemas registrados pelos consumidores de Mato Grosso.
Em uma tentativa de melhorar a prestação desse serviço financeiro, o Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, deu prazo até 30 de abril para as empresas de cartões de crédito apresentarem mudanças. O diretor do DPDC, Ricardo Morishita, afirmou que caso as operadoras não adotem medidas satisfatórias, o próprio governo estabelecerá regras para as empresas.
A superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana de Souza, ressalta que os órgãos de defesa do consumidor almejam medidas como a uniformização da nomenclatura usada nas faturas. “O setor precisa apresentar melhorias. Recebemos muitas reclamações sobre a cobrança de tarifas abusivas ou desnecessárias”, destaca.
O DPDC aponta problemas como a cobrança em duplicidade ou a de faturas já pagas pelo consumidor. Outra infração é o envio de cartões sem solicitação e a cobrança indevida de tarifas de cartões que nem foram desbloqueados.
CUIDADOS
O cartão de crédito oferece diversas facilidades, mas deve ser usado com cautela pelo consumidor. O ideal é que ele seja usado por pessoas que conseguem controlar suas dívidas. Efetue sempre em dia o pagamento das faturas no valor total. Guarde os comprovantes de compra e confira o extrato do cartão.
Use apenas um cartão de crédito. Com vários cartões aumenta o número de anuidades e fica mais difícil controlar as despesas. Evite sacar dinheiro com o cartão de crédito. Lembre-se de que os juros cobrados são altos.
O Procon Estadual atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.
Secom