Durante a visita no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), para busca de recursos para obras de sinalização, o superintendente de Trânsito e Transportes Urbanos de Várzea Grande, Orestes Oliveira solicitou do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, localizado do DETRAN/ MT, a implantação de projetos de Educação no Trânsito para Várzea Grande.
O comandante, Wilson Batista confirmou a parceria, e a partir do segundo semestre (julho) implantará o projeto “Salvando Vidas”, que é uma atividade educativa de trânsito urbano e rodoviário, que tem finalidade pedagógica de “educar para o trânsito”, crianças que se encontram matriculadas nos estabelecimentos de ensinos fundamental e médio do estado.
“Nas aulas transmitiremos princípios básicos de segurança no trânsito aos alunos matriculados no ensino fundamental, procurando agregar aprendizado à importância de condutas positivas no trânsito, respeitando as normas e características de cada região, quando estiverem utilizando as vias públicas, quer seja como pedestres, passageiros ou condutores, contribuindo para harmonia e segurança do trânsito”, explica Wilson.
Orestes afirmou que o projeto é muito relevante e de fundamental importância para o município. “A educação de trânsito deve iniciar dentro da escola, para que os futuros condutores possam fazer um trânsito mais seguro e tranqüilo. Conscientizando os alunos como condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito”, enfatiza.
O projeto desenvolve 90 horas de capacitação e de acordo com Código de Trânsito Brasileiro (Cotran), os alunos que participarem não precisam fazer a parte teórica para realizar a primeira habilitação aos 18 anos de idade.
Posterior o treinamento do projeto a instituição de ensino que aderir ao projeto “Salvando Vidas”, receberá o selo de segurança durante uma solenidade.
Na visita o Cel Orestes conseguiu assegurar também um curso de capacitação de ações preventivas para a Guarda Municipal, que será realizado por módulos até o mês de novembro, entre aulas práticas e operacionais. O Comando de operações de trânsito vai disponibilizar quatro vagas aos servidores de segurança de Várzea Grande.