Secretários municipais, representantes do Governo do Estado de Mato Grosso e entidades não governamentais participam na próxima semana de uma reunião para começar a calcular os investimentos que serão utilizados na segunda edição da Feira de Negócios de Várzea Grande (Mercovag), que este ano ocorreu no mês de maio, como parte das programações alusivas ao aniversário da cidade. O evento voltado para a cadeia produtiva foi realizado no Centro Universitário Univag.
Com projetos de ampliação do espaço e aumento no número de expositores os recursos devem ser maiores que os R$ 300 mil investidos em 2007. O governo do Estado investiu uma parcela considerável de recurso, e a Prefeitura Municipal deu a contrapartida e também ficou com a responsabilidade do planejamento, divulgação e cobertura jornalística do evento.
Para a segunda edição da feira devem ocorrer pequenos ajustes, como por exemplo, o aumento nos dias da realização da feira, que em 2007 foram de apenas dois dias. Outra questão que também será discutida é com relação ao número de expositores. Na primeira feira participaram 60 expositores de diversos segmentos.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adão Larrea, todos os assuntos inerentes à feira de negócios serão discutidos na reunião do dia 25, quando ele, os secretários José Marques Braga (Planejamento) e Bolanger José de Almeida (Fazenda), além de Vivaldo Lopes (consultor do Governo do Estado para assuntos Mercovag), estarão reunidos.
AVALIAÇÃO – A primeira edição da Feira de Negócios de Várzea Grande, que contou com um público superior a dois mil visitantes, foi avaliada pelos organizadores como satisfatória. O desempenho vem de encontro com o objetivo da feira, que teve a preocupação de reunir num mesmo espaço, órgãos públicos, instituições não governamentais, pequenos e grandes empresários, estudantes e comunidade local.
Conforme Vivaldo Lopes, a troca de experiências a respeito de assuntos e interesses por atividades foram observados durante a realização da feira. “Estou satisfeito com a qualidade das informações repassadas aos expositores que participaram das oficinas e palestras realizadas no local. A interação entre os participantes também foi notada durante o evento”.
A mesma avaliação é compactuada por Adão Larrea que animado antecipa “a segunda edição da feira será melhor que a realizada em 2007”, concluiu.
INICIATIVA – A idéia de realizar uma feira de negócios no município de Várzea Grande foi proposta por Luiz Antônio Pagot, que na ocasião era o Chefe da Casa Civil, no governo Blairo Maggi, durante um workshop realizado na cidade. O prefeito Murilo Domingos aceitou o desafio. Com a parceria de entidades não governamentais e, principalmente, a classe empresarial, o evento foi realizado com sucesso.