segunda-feira, 14/10/2024
InícioBrasilOposição aprova indicações do Denit e Abin mas cobra CPI...

Oposição aprova indicações do Denit e Abin mas cobra CPI e fim do voto secreto

Os senadores da oposição cumpriram o acordo negociado na semana passada com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) e destrancaram a pauta de votações da Casa.

O plenário do Senado aprovou as indicações de de Luiz Antonio Pagot para a diretoria-geral do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes) e de Paulo Lacerda para o comando da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Para fechar esse acordo, a oposição negociou com Jucá a instalação da CPI das ONGs –prevista para amanhã–, além da votação do projeto de resolução que afasta da Mesa Diretora e da presidência de comissões os parlamentares que respondem a processos no Conselho de Ética.

O acordo também previa a votação do projeto de resolução que acaba com as sessões secretas no plenário da Casa nos processos de cassação.

A oposição também vai insistir na tramitação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com as votações secretas no Congresso.

Antes desse acordo, o PSDB e o DEM conseguiram derrubar por dois dias seguidos a votação da indicação de Pagot com o esvaziamento do plenário do Senado.

Obstrução

Apesar do acordo estar sendo cumprido, senadores do DEM e do PSDB ameaçam retomar a estratégia de obstrução das votações no Senado se a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e o plenário da Casa não colocarem em votação amanhã o projeto de resolução que afasta da Mesa Diretora e da presidência de comissões os parlamentares que respondem a processos no Conselho de Ética.

Se o projeto for aprovado com as alterações propostas pelo relator Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE), a mudança passará a valer imediatamente após a sua publicação –o que obrigaria o senador Renan Calheiros a se afastar da presidência do Senado.

“Se essa matéria não for votada amanhã, a oposição volta a fazer obstrução no plenário”, anunciou o líder do DEM no Senado, José Agripino (RN).

O presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), afirmou que a votação do projeto poderá forçar o afastamento de Renan da presidência da Casa. “O presidente Renan continua usando do cargo de maneira inescrupulosa para evitar julgamentos mais céleres”, afirmou.

FOl

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes