quinta-feira, 21/11/2024
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Operação Rodovida aumenta fiscalização nas estradas

Para aproveitar a temporada de carnaval do come&ccedilo ao fim, o viajante deve estar ciente dos riscos que o consumo de &aacutelcool pode ocasionar no tr&acircnsito. Para refor&ccedilar a conscientiza&ccedil&atildeo dos foli&otildees, a Pol&iacutecia Rodovi&aacuteria Federal deu in&iacutecio, na &uacuteltima sexta-feira (17), &agrave segunda fase da Opera&ccedil&atildeo Rodovida, para prevenir e evitar acidentes nas estradas federais do Pa&iacutes.

Entre as a&ccedil&otildees que acontecem at&eacute o dia 5 de mar&ccedilo est&aacute a dissemina&ccedil&atildeo de campanhas educativas, em m&iacutedia eletr&ocircnica (redes sociais), para alertar os motoristas sobre o resultado desastroso da mistura do &aacutelcool com a dire&ccedil&atildeo.

Al&eacutem disso, a opera&ccedil&atildeo refor&ccedilou a fiscaliza&ccedil&atildeo sobre alcoolemia (o conhecido teste do baf&ocircmetro), excesso de velocidade, motocicletas, ultrapassagens irregulares e transporte de crian&ccedilas. A opera&ccedil&atildeo tamb&eacutem prev&ecirc melhorias na sinaliza&ccedil&atildeo, parcerias com empresas concession&aacuterias de rodovias federais e outras atividades.

A a&ccedil&atildeo &eacute um esfor&ccedilo integrado de v&aacuterios &oacuterg&atildeos federais, em articula&ccedil&atildeo com estados e munic&iacutepios. Est&atildeo envolvidos na iniciativa os minist&eacuterios de Justi&ccedila e Cidadania Cidades Sa&uacutede e Transportes, Portos e Avia&ccedil&atildeo Civil Pol&iacutecia Rodovi&aacuteria Federal (PRF) Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Departamento Nacional de Tr&acircnsito (Denatran) e a Ag&ecircncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A Rodovida &eacute uma das estrat&eacutegias do governo brasileiro para que o Pa&iacutes cumpra os objetivos da D&eacutecada de A&ccedil&atildeo pela Seguran&ccedila no Tr&acircnsito. A a&ccedil&atildeo foi lan&ccedilada em 2011 pela Organiza&ccedil&atildeo das Na&ccedil&otildees Unidas (ONU) e &eacute uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustent&aacutevel (ODS).

O Brasil e outros 152 pa&iacuteses se comprometeram a adotar medidas efetivas para reduzir em 50% o n&uacutemero de mortes no tr&acircnsito at&eacute 2020. Dados do Instituto de Pesquisa Econ&ocircmica Aplicada (Ipea) apontam que o custo social de acidentes, apenas nas rodovias federais, chegou a R$ 12,8 bilh&otildees em 2014.

Redu&ccedil&atildeo de acidentes

De acordo com a Pol&iacutecia Rodovi&aacuteria Federal (PRF), em 2016, as a&ccedil&otildees da campanha Rodovida possibilitaram redu&ccedil&atildeo de 39% em acidentes nas rodovias brasileiras, em rela&ccedil&atildeo ao mesmo per&iacuteodo de 2015. Em n&uacutemeros absolutos (quando se desconsidera o n&uacutemero de ve&iacuteculos em circula&ccedil&atildeo), 1.797 ocorr&ecircncias foram registradas no ano passado. J&aacute em 2015, o volume total foi de 2961.

O levantamento tamb&eacutem registrou 404 acidentes graves em 2016, volume 11% menor na compara&ccedil&atildeo com 2015, que somou 454 notifica&ccedil&otildees para este caso. J&aacute o n&uacutemero de feridos do carnaval do ano passado foi de 1.764, total 14% inferior em rela&ccedil&atildeo ao ano anterior, que obteve registro de 2.045 feridos.

Na mesma compara&ccedil&atildeo, em 2016, houve redu&ccedil&atildeo de 7% no n&uacutemero de &oacutebitos (114), perfazendo uma taxa de 1,22 mortes por milh&atildeo de ve&iacuteculos. Em 2015, foram notificadas 122 mortes.

Em uma an&aacutelise hist&oacuterica, em cinco anos, houve redu&ccedil&atildeo de 53% na taxa de mortalidade nas estradas federais do Pa&iacutes. Em 2011, foram registradas 128 mortes por milh&atildeo de ve&iacuteculos em circula&ccedil&atildeo. J&aacute em 2016, o registro foi de 68,6 mortes por milh&atildeo de ve&iacuteculos em circula&ccedil&atildeo.

Lei seca

Os foli&otildees flagrados dirigindo alcoolizado ou que se recusarem a fazer o teste do baf&ocircmetro dever&atildeo pagar multa no valor de 2.934,70. A penalidade, que passou por reajuste em novembro de 2016, ainda determina que o condutor do ve&iacuteculo perca sete pontos na carteira, bem como tenha o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Para quem foi preso, a pena &eacute de deten&ccedil&atildeo de seis meses a tr&ecircs anos.

Fonte: Portal Brasil, com informa&ccedil&otildees da PRF

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Parmenas Alt
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